Sirotsky critica tentativas de controle da imprensa

Ao receber o prêmio Liberdade de Imprensa, ontem, no 25º Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, o presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, criticou as tentativas de controlar a imprensa. Lembrou que liberdade de expressão e liberdade de imprensa são irmãs gêmeas, filhas da democracia.

Sirotsky fez sua “crítica mais contundente” a todos os que não consideram essencial a liberdade de expressão e tentam diminui-la e desmoralizá-la. Citou a atitude de alguns parlamentares no Congresso que, inconformados com a vigilância da imprensa livre, propõem “leis absurdas”, as quais, se fossem aprovadas, violariam a liberdade de expressão. Também criticou projetos de conselhos de comunicação, “que nada mais são do que a mal disfarçada intenção de governantes de interferir na livre comunicação”.

– Nesse sentido, lamento, mais uma vez, a decisão do governo do Estado do Rio Grande do Sul de insistir na criação de um conselho de comunicação, cuja essência é incompatível com esse princípio de liberdade que estamos reafirmando – disse o presidente do Grupo RBS, aplaudido pela plateia.

Sirotsky destacou que o país deixou para trás o autoritarismo, o atraso e a miséria crônica. Superou crises econômicas e promoveu avanços, como as leis de Responsabilidade Fiscal, Ficha Limpa e de Acesso à Informação.

– Como não acreditar numa democracia cuja imprensa denuncia com a mesma ênfase um escândalo como o do Mensalão, que envolveu políticos do governo, e um episódio como o do senador Demóstenes Torres, até então um dos líderes mais fortes da oposição? – ressaltou.

O empresário agradeceu ao Instituto de Estudos Empresariais em nome do Grupo RBS.

– É um reconhecimento aos nossos valores. Preciso agradecer pelo trabalho que cada um dos 6 mil colaboradores da RBS desenvolve no aperfeiçoamento e na consolidação de uma cultura de excelência empresarial, de ética e de responsabilidade – destacou.

Outro prêmio concedido foi o Libertas, para o advogado Carlos Fernando Souto, por ter se destacado na valorização da economia de mercado.

Fonte: Zero Hora - Porto Alegre