Durante três dias, de 18 a 20 de novembro, engenheiros, técnicos, radialistas e especialistas internacionais de grandes indústrias mundiais trocaram experiências no Engetec 2016, em Foz do Iguaçu (PR).
Com palestras e workshops, o encontro promovido pelo Planeta do Rádio e AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), apresentou as mais recentes tecnologias, desafios e soluções que fazem do rádio um meio competitivo no universo multimídia.
Em palestra para mais de 70 radiodifusores, o engenheiro da ABERT, André Cintra, especializado no planejamento de canais de radiodifusão, deu orientações sobre o processo de migração da rádio AM para o FM, a disponibilidade de canais e o planejamento que deve ser feito para a mudança de faixa. Cintra anunciou que está em estudos a possibilidade de disponibilizar cerca de mais 60 canais para o FM.
Outros temas abordados pelos palestrantes que despertaram o interesse dos participantes foram sobre segurança e informação para o radiodifusor, evolução do processamento de áudio e irradiação eletromagnética.