O GIRED (grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil) autorizou, na quarta-feira (15), as duas primeiras cidades a utilizar a telefonia móvel celular (4G) na faixa de 700 MHz: Ituiutaba (MG) e Rio Verde (GO).
A cidade goiana foi a primeira do país a desligar os sinais de TV analógica que ocupavam a frequência e já está com a rede de telefonia móvel ativa. Em Ituiutaba ainda não há previsão de data para o início das operações do 4G.
Antes do desligamento da TV analógica, a faixa era ocupada pelos canais 52 até 69 da televisão aberta e gratuita. Estes canais foram leiloados pela Anatel e arrematados pelas empresas de telefonia Claro, Tim, Vivo e Algar, por quase R$ 9 bilhões.
Uma das preocupações do GIRED é com relação às televisões que ocupam a faixa até o canal 51. A frequência muito próxima dos canais de TV e do telefone celular podem causar problemas para o telespectador, como, por exemplo, as interferências.
Um planejamento foi feito pela EAD (Entidade Administradora da Digitalização) para evitar tais problemas: após o levantamento dos condomínios existentes nas duas cidades, haverá uma visita a cada um deles. Pelo call center (147), e pelo site www.sejadigital.com.br os telespectadores podem relatar qualquer problema.
Um filtro será providenciado para evitar as interferências e, se não resolver, um técnico irá ao local para solucionar o problema.
Também uma campanha no rádio e na TV das duas cidades vai esclarecer dúvidas sobre o novo serviço e como os telespectadores podem agir.