Mais de 400 alunos do SENAI de São Paulo participaram, nesta quarta-feira (22), da primeira aula sobre as adaptações necessárias para a recepção do sinal digital de TV. A aula inaugural, na sede da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), contou com a orientação de engenheiros e técnicos da TV Globo.
Foi o início da formação de 75 mil alunos do SENAI que participarão da Patrulha Digital, ajudando os moradores de São Paulo (SP) e de outras 38 cidades da Região Metropolitana a se preparar para o desligamento das transmissões analógicas de TV, com a instalação do conversor digital, sintonização de canais e apontamento correto da antena.
O fim do sinal analógico na capital paulista e municípios vizinhos está confirmado para 29 de março.
A aula inaugural contou com a presença do diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, do diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, de representantes da Seja Digital (empresa responsável pela digitalização da TV no Brasil) e de integrantes da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo).
Para André Dias, a mudança do sinal analógico para o digital é um marco na TV brasileira. "Como foi a chegada da TV, a mudança do preto e branco ao colorido, estamos atravessando um momento histórico. E vocês, jovens do SENAI são protagonistas dessa história", disse.
De acordo com Antonik, os alunos do SENAI serão multiplicadores de informação nas próprias comunidades onde vivem. “Essa ação ajudará muito a população de SP a se preparar para a chegada da TV digital, evitando que a alguém fique sem assistir TV aberta e gratuita, considerada um dos maiores entretenimentos do brasileiro”, destaca.
Segundo o diretor da ABERT, a formação técnica e qualificada dos alunos proporcionará oportunidades de emprego. “Sem dúvida, é um grande aprendizado e a oportunidade para muitos jovens de seguir uma carreira profissional”, afirma.
A portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações prevê inserções na TV aberta com avisos sobre a futura mudança. Os telespectadores já podem ver na TV as tarjas, cartelas e vídeos com informações sobre a data do desligamento, além dos alertas de como o sinal da TV ficará se não houver a conversão do televisor para o sistema digital. As emissoras devem manter fixa na tela a contagem regressiva 45 dias antes do fim do sinal analógico.
31% dos kits foram entregues em SP
A Seja Digital distribuiu até o momento 574 mil kits digitais gratuitos do total de 1,8 milhão que devem ser entregues até a data do desligamento da TV analógica em São Paulo.
As famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal têm direito a receber, gratuitamente, kits digitais, com conversor, antena, cabos e controle remoto. Basta ligar para 147 e agendar a retirada do kit, ou acessar o site www.sejadigital.com.br.
A ABERT preparou cinco vídeos com mensagens de alerta à população sobre o fim do sinal analógico de TV no país. Os vídeos de 30 segundos podem ser baixados aqui e reproduzidos pelas emissoras gratuitamente.