Algumas cidades de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, estão se preparando para o desligamento do sinal analógico de TV no dia 26 de julho. A duas semanas da chegada da TV digital, 80,5% das casas do Recife e de outras 13 cidades do estado estão aptas a receber o novo sinal, segundo dados da pesquisa do Kantar Ibope, realizada no dia 2 de julho. A corrida agora é contra o tempo, para que pelo menos 90% dos lares dessas regiões, como estabelece portaria do Ministério das Comunicações, estejam prontos para receber o sinal da TV digital aberta e terrestre.
81% dos conversores, aparelhos destinados a adaptar os televisores antigos de tubo à nova tecnologia digital, já foram agendados para distribuição. Do total de 1,3 milhão de residências afetadas, cerca de 50% (608 mil) receberão gratuitamente o kit contendo: conversor, antena, cabos e conectores, segundo informa a Seja Digital, empresa responsável pelo desligamento.
Para auxiliar os moradores na adaptação dos aparelhos televisivos, estão sendo realizados Feirões Digitais, uma oportunidade para a população adquirir os kits digitais. Compostos por antena e conversor digital, cabos e controle remoto, os kits são distribuídos gratuitamente para as famílias de baixa renda beneficiárias dos programas sociais do governo federal, como, por exemplo, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos. Ao longo da semana, as equipes da Patrulha Digital foram de casa em casa para ajudar na instalação da antena e conversor digital. O sinal digital vai trazer mais qualidade de imagem e som aos pernambucanos.
Para saber mais sobre a distribuição dos kits e locais de retirada, ligue para 147 ou acesse www.sejadigital.com.br.
Encontro com sindicos de Recife (PE) para instruí-los sobre adequações para receber o sinal digital nas moradias.