O secretário geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamandoun Touré, reafirmou na quarta-feira, o compromisso de ampliar e incrementar o acesso do rádio às novas tecnologias.
“A UIT continua desenvolvendo padrões que facilitam a disseminação global dos desenvolvimentos tecnológicos para plataformas de rádio digital," disse Touré, pela passagem do Dia Mundial do Rádio.
Para Hamandoun Touré, o avanço tecnológico mantém as pessoas cada vez mais conectadas em todo o mundo. "A convergência de tecnologias de radiodifusão, telecomunicações e de informação revolucionou o rádio como um meio de comunicação", lembra o secretário-geral.
O diretor do Departamento das Radiocomunicações da UIT, François Rancy, lembrou que o uso generalizado da divulgação contínua de áudio avançado, podcasts, rádio online e mídias sociais em dispositivos móveis faz com que o rádio continue prestando grandes serviços à população. “A digitalização do rádio levará a uma maior interação do usuário, o que deixará o rádio com o compromisso de lealdade ainda maior,” afirmou Rancy.
O dia 13 de fevereiro foi escolhido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação) como o Dia Mundial do Rádio para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946.
Assessoria de Comunicação da Abert