Jornalismo Imparcial e Sem Medo. Esse foi o tema do manifesto lançado pela representação da UNESCO no Brasil com apoio da ABERT e de entidades parceiras, no domingo, 3 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial da Liberdade e Imprensa. A ação conjunta contou com a divulgação simultânea de várias peças publicitárias nas redes sociais e convidou aqueles que acreditam no valor da imprensa livre a se juntarem em um movimento global online.
"A imprensa livre e o jornalismo independente são fatores fundamentais para a sociedade saber o que está acontecendo, e com isso, ter acesso à informação de qualidade, direito fundamental de todos os cidadãos", destaca trecho do manifesto.
Em tempos de pandemia, o texto ressaltou como comunicadores e jornalistas têm sido cruciais durante a crise de saúde pública mundial. Treinados para apurar informações e fornecer orientações com base em fatos e dados, esses profissionais que estão da linha de frente se expõem e correm riscos em busca de informações precisas que ajudam na tomada de decisões e no atendimento à população mais vulnerável.
O objetivo de chamar a atenção para questões essenciais à imprensa independente, reforçando o compromisso com a liberdade de imprensa e com a segurança dos jornalistas e de todos os profissionais de mídia foi alcançado. Emissoras de rádio, TV, jornais, revistas e redes sociais divulgaram as ações ao longo de toda a semana.
Leia aqui o texto do Manifesto na íntegra.