A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) realiza mais uma edição do Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO-Guillermo Cano 2016 para homenagear profissionais, organizações e instituições que lutam pela liberdade de expressão. O vencedor receberá a quantia de 25 mil dólares.
A entrega do prêmio será no dia 4 de maio na Finlândia. Todo ano, um país diferente é escolhido pela UNESCO para a cerimônia de premiação, que homenageia o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa (3 de maio).
A UNESCO convida os países-membros, organizações internacionais, não-governamentais e profissionais ativos nos campos do jornalismo e da liberdade de expressão, para indicar candidatos ao prêmio.
As regras para participação estão disponíveis em inglês, francês e espanhol. Interessados devem preencher o formulário em inglês ou francês e enviá-lo até o dia 15 de fevereiro pelo correio ou pelo email:
Criado pelo Conselho Executivo da UNESCO em 1997, o Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa UNESCO-Guillermo Cano é uma homenagem ao jornalista colombiano assassinado em frente ao escritório de seu jornal, El Espectador, em Bogotá, em 1986.
Serviço:
Indicação e inscrição: até 15 de fevereiro
Premiação: 04 de maio
Local: Helsinki, na Finlândia
Organização: Fundação Cano (Colômbia) e a Fundação Helsingin Sanomat (Finlândia)
Endereço para envio da inscrição: Communication and Information Sector - Division of Freedom of Expression and Media Development - Section for Freedom of Expression - 7 Place de Fontenoy - 75007 Paris – France.