Notícias

    Uso adequado do espectro redioelétrico é o grande desafio da radiodifusão, diz Anatel

    materia3_21Marconi MayaO superintendente de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marconi Maya, abriu nesta quinta-feira, 21, o Seminário Técnico da Abert, evento que integra o 26º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. Maya apresentou o que ele considera o grande desafio do setor de radiodifusão na atualidade: garantir a destinação adequada do espectro radioelétrico em cada região do país.

    Segundo Maya, o setor tem que atender hoje a duas realidades no país. A primeira é de municípios carentes de infraestrutura em telecomunicação; a segunda, de centros urbanos com alta densidade populacional e demanda por serviços de comunicação, onde o espectro apresenta sinais de esgotamento.

    Por isso, é necessário procurar um ponto ótimo do uso do espectro em localidades variadas, segundo defendeu o palestrante. “Temos que garantir a convivência dos serviços tradicionais como a radiodifusão e os novos serviços como a banda larga. Esse é o nosso grande desafio”, afirmou.

    Para realizar essa tarefa, a Anatel busca apoio dos radiodifusores. “O desafio exige trabalho, estudo, engenharia e coordenação das demandas atuais e futuras para alocação desse bem tão escasso e precioso que é o espectro”, explicou.

    Maya citou alguns exemplos de possíveis parcerias entre o governo e a Anatel, como os estudos para definição do uso das faixas de 698 a 806 MHz após o encerramento das transmissões analógicas de televisão e o uso compartilhado da faixa de 3,5 MHz para serviços de TV e internet banda larga.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar