Desde o surgimento do rádio no Brasil, em 7 de setembro de 1922, milhares de profissionais estão nos bastidores das rádios trabalhando em prol da informação e do entretenimento: são os radialistas.
Ao longo de 93 anos de rádio, o veículo comprova, mais uma vez, sua importância junto à população. De acordo com a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015 (PMB), realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), o rádio continua como o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros.
O estudo, realizado com 18 mil pessoas de todos os estados e do Distrito Federal, também revelou que a quantidade de ouvintes que escutam o rádio todos os dias aumentou de 21% em 2014 para 30% em 2015.
Outro dado que demonstra a relevância do veículo é a quantidade de horas que a população escuta o rádio. Durante a semana, as pessoas ouvem, em média, 3h42 por dia, e aos sábados e domingos, 2h33.
Neste sábado (7) é comemorado o Dia do Radialista e a Abert não poderia deixar de parabenizar esses profissionais que produzem todo o encanto que o rádio leva aos milhões de lares brasileiros!
História
O Dia do Radialista foi instituído pela primeira vez por um decreto de 1945, criado pelo presidente Getúlio Vargas. Na época, a celebração era no dia 21 de setembro. Em 2006, a data foi mudada para 7 de novembro, em homenagem ao nascimento do músico e radialista Ary Barroso, conhecido como um dos mais inventivos compositores nacionais.