Os ataques e agressões aos profissionais e veículos de comunicação em 2019 serão conhecidos na próxima quarta-feira (11), durante lançamento do Relatório da ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão, na sede da Associação, em Brasília.
Nesta edição, além dos casos presenciais de agressões, ofensas e intimidações, o relatório traz um estudo sobre os ataques virtuais a jornalistas, prática constante e bastante disseminada nas redes sociais ao longo do ano.
Cartilha
Governo publica cartilha de proteção aos jornalistas
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos publicou, na terça-feira (3), uma cartilha com normas para a proteção dos direitos humanos dos jornalistas e de outros profissionais de comunicação.
Entre os pontos defendidos na cartilha estão os direitos à integridade pessoal e à liberdade de expressão no jornalismo, além da prevenção de crimes e a proteção de pessoas atacadas no exercício da profissão.
Uma das principais orientações da cartilha considera “essencial” que autoridades reconheçam publicamente “o valor do jornalismo e da comunicação, mesmo em situações em que a informação divulgada possa ser crítica ou inconveniente aos interesses do governo”.