Em encontro on-line promovido pelo portal Tele.Síntese, nesta segunda-feira (15), o presidente da ABERT, participou do debate sobre a cobertura do 5G no Brasil, a instalação das antenas e os próximos passos para a implantação da nova tecnologia. Mediado pelo jornalista Rafael Bucco, a conversa também contou com a participação de Leandro Guerra, CEO da Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa - EAF), e de Celso Birraque, diretor de Rede de Acesso da Claro.
Para Lara Resende, a migração da Banda C para Banda Ku, que permitirá maior qualidade de sinal e imagem para os telespectadores, tem acontecido rapidamente e é fruto de estudos aprofundados. O presidente afirmou que a movimentação lembra o processo de digitalização da TV, reconhecido como um caso de sucesso por diversos países.
“Nós já temos 61 canais ativados e estamos presentes em oito estados. Em pouco tempo aumentaremos o número de canais, quando começarmos a chegar nos municípios do interior”, disse Lara Resende, que ainda elogiou o projeto por ser convergente e coordenado entre todos os agentes envolvidos.
Guerra mencionou a segurança do processo e o desafio da instalação de kits de TVRO para que o Brasil tenha um impacto positivo com o 5G e mantenha a qualidade do serviço oferecido pela radiodifusão. Segundo o CEO da Siga Antenado, a campanha está no início, mas, apesar disso, já há quase um milhão de interações sobre o assunto pelo site ou pelo número da Entidade.
Já o diretor da Claro, uma das empresas vencedoras do edital de licitação do 5G, destacou que a melhor forma de migração foi discutida por muitos anos e que acredita que o processo desenvolvido atualmente é positivo. Birraque também apontou um “aumento interessante” na busca por aparelhos com 5G nos últimos meses.