A 16ª edição do Congresso Catarinense de Rádio e Televisão teve início nesta segunda-feira (16) e contou com autoridades do governo de Santa Catarina, radiodifusores, presidentes de associações estaduais e estudantes de comunicação. Cerca de 400 pessoas estão reunidas no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC) para participar de três dias de discussões sobre temas relevantes para o setor.
O presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, afirmou que o investimento em comunicação não é um gasto e sim uma necessidade. “Os veículos de comunicação têm o papel fundamental de formar a opinião da sociedade. Por isso, este evento foi pensado em trazer o melhor conteúdo aos profissionais da comunicação”, disse Olbrisch.
Ele destacou uma das mudanças mais significativas para o setor - a migração do rádio AM/FM - e agradeceu o empenho e dedicação do presidente da ABERT, Daniel Slaviero, na incansável luta pela agilidade no processo de migração junto ao Ministério das Comunicações. Rubens Olbrisch pediu ainda que o combate à rádio pirata seja intensificado.
“Eu peço que a ABERT juntamente com as emissoras apresentem nossas reclamações, principalmente sobre as rádios piratas que funcionam fora da lei. Temos que dar um basta a essa ilegalidade”, declarou Olbrisch.
O presidente da ABERT, Daniel Slaviero afirmou que levará todas as preocupações e ansiedades do setor em audiência ainda esta semana com o novo ministro Gilberto Kassab (PSD-SP). “No topo da agenda está, sem dúvida, a ilegalidade. Não podemos mais conviver com rádios piratas que se fazem passar por rádios comunitárias, que recebem sua outorga legalmente e, quando operam, é ilegalmente”, disse.
Na abertura, foi realizada a entrega da Comenda ACAERT, concedida às personalidades de destaque da radiodifusão: Herivelto Gelle (ex-Grupo Band Santa Catarina), Joselde Cândido Cubas Batista (Rádio Clube, de Canoinhas), Maria Rossi (Rádio Cultura, de Campos Novos), Pedro Peiter (Rádio Entre Rios, de Palmitos) e Pedro Vicente Barcellos (Rádio Santa Catarina, de Tubarão). Os nomes foram indicados pelas oito regionais da ACAERT.
A cerimônia contou também com a apresentação, pelos Correios, de um selo personalizado com a marca do evento e da ACAERT, pela relevância que a entidade tem na história do rádio catarinense.
[widgetkit id=35]