Promovido pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), foi realizado no último final de semana, em São Paulo, o “Encontro da Radiodifusão – Perspectivas para o futuro”. O evento comemorou os 80 anos da entidade paulista e abordou, entre outros temas, a migração do rádio AM, a publicidade no rádio e os avanços tecnológicos do setor.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participou do encontro e além de parabenizar a Aesp, criticou a obrigatoriedade de veiculação de “A Voz do Brasil” nas emissoras de rádio. Para Alckmin, a obrigação torna-se “um ato sem sentido perante a existência de mídias tão distintas nos dias atuais.”
Durante o painel “Juntos somos mais fortes”, Daniel Slaviero (Abert), Rodrigo Neves (Aesp), Luiz Cláudio Costa (Abratel), Olímpio Franco (SET), Alexandre Jobim (Air) e Walter Ceneviva (Abra), presidentes das maiores entidades que representam a radiodifusão, ressaltaram a importância da união entre as empresas do setor para buscar o fortalecimento econômico e também resguardar a garantia da liberdade de imprensa e de expressão.
Os presidentes foram unânimes ao defender a proteção do espectro para a radiodifusão, para que o setor continue evoluindo e levando serviços de qualidade, entretenimento e informação a toda a população brasileira.
No painel sobre a migração do rádio AM para o FM, a secretária de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patrícia Ávila, afirmou que 94% dos processos que solicitaram a migração já foram analisados. Ela explicou que ainda não é possível estimar um valor da mudança de outorga, já que o MiniCom aguarda aprovação do Tribunal de Contas da União, mas ressaltou que a emissora terá a possibilidade de não concordar com o custo e desistir da migração.
O engenheiro da Abert, André Cintra, apresentou um panorama atual do processo de migração. Segundo ele, as consultas públicas e estudos técnicos já viabilizaram canais FM para a migração em várias cidades de 21 estados.
O mercado publicitário também foi debatido no encontro. O publicitário Alexandre Ugadin destacou a força do rádio e alertou para a necessidade de interligação com as redes sociais para a criação de projetos especiais.