Um estudo divulgado na terça-feira (10) pela Consultoria IDC revelou que, apenas em 2015, 156 bilhões de aplicativos foram instalados em dispositivos móveis. O setor não vai parar de crescer até 2020, quando a estimativa é de 210 bilhões de apps baixados pelos usuários. O ritmo de crescimento para os próximos anos, de 6,3% ao ano, é considerado satisfatório.
Seguindo essa tendência mobile, em março de 2015, a ABERT criou o Mobilize-se. Por meio do projeto, os radiodifusores possuem três oportunidades para ingressar no ambiente digital: o aplicativo integrador de rádios, o Portal Mobilize-se PLAY e o app exclusivo para a emissora.
O integrador ABERT é um aplicativo que pode ser baixado em smartphones pelo qual o ouvinte pode escutar rádios de todo o Brasil. A rádio que entrar no Mobilize-se e solicitar o app exclusivo gratuito já passa automaticamente a fazer parte do integrador e do Portal Mobilize-se PLAY.
Em um ano, os aplicativos das rádios tiveram um total de 1,4 milhão de downloads.
Baixo custo
Para uma rádio desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$ 3 mil, sem contar as taxas de manutenção cobradas mensalmente. No Mobilize-se, a ABERT cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar um salário mínimo por ano.
Uma pesquisa encomendada pela ABERT em 2013 revelou que apenas 1,3 mil rádios comerciais, das 4,6 mil existentes no Brasil, tinham aplicativo que transmite a programação disponível para smartphones. Com o apoio do Mobilize-se, a estimativa é que, em 2015, o Brasil atingiu a marca de 2,7 mil rádios com app exclusivo, mais da metade do total das rádios comerciais brasileiras.
Cadastre-se e encontre novas possibilidades para sua rádio. Acesse www.mobilize-se.net.br ou ligue 0800 940 2104.