Cerca de mil alunos do Senai vão participar, na próxima quarta-feira (18), em Taguatinga (DF), da aula inaugural para formação do grupo de apoio que ajudará na instalação dos kits para TV digital em Brasília e nas cidades do entorno do Distrito Federal.
Durante dois dias os alunos terão aulas práticas e teóricas com técnicos e engenheiros da Globo e do próprio Senai sobre a instalação de antenas, conversores e amplificadores de sinal.
No fim de semana, (21 e 22 de maio), grupos de alunos participarão da patrulha digital, percorrendo as ruas de Ceilândia e Taguatinga para orientar os moradores sobre a TV digital.
A iniciativa é da TV Globo em parceria com o Senai e a ABERT e conta, ainda, com o apoio da EAD, a entidade responsável pela digitalização da TV no país. Durante os quatro dias do evento, o público poderá conhecer o trabalho desenvolvido pelas entidades.
A EAD estará presente para verificar o cadastro e distribuir kits com antenas e conversores para as famílias do CadÚnico em programas como, por exemplo, o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.
De acordo com o Ministério das Comunicações, 370 mil conversores serão distribuídos gratuitamente para famílias de baixa renda em Brasília e nas nove cidades do entorno: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Nesses locais, quase 800 mil lares terão o sinal analógico de TV desligado no dia 26 de outubro.