Neste mês de outubro, serão realizados os dois últimos cursos do projeto que, em pouco mais de um ano, atualizou quase 10 mil radiodifusores no país.
A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), em parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), estão com inscrições abertas para os dois últimos cursos EaD de 2015.
Voltado a profissionais da radiodifusão de todo o Brasil, os cursos são gratuitos e certificados; têm duas horas de duração, transmitidas ao vivo pela internet, por meio da plataforma virtual Moodle. Os últimos temas que serão trabalhados neste ano são “Locução: como se aproximar do ouvinte?” e “Práticas comerciais no rádio” – a ser realizados em 19 e 26 de outubro, respectivamente.
Para se atualizar
A iniciativa do projeto EaD partiu da Aerp e contou com apoio da Abert, a fim de proporcionar ao meio rádio aprimoramento da capacitação e maior atualização de seus colaboradores. De acordo com dados da Abert, a maioria dos cerca de 100 mil trabalhadores em radiodifusão no país não tem nem o ensino médio completo.
Assim, os temas abordados pelos cursos EaD procuram abranger as diferentes áreas de uma emissora. De julho de 2014 a agosto de 2015, a sequência de 15 cursos realizados discutiu assuntos como práticas comerciais, planejamento estratégico, gestão de pessoas, diferentes técnicas de locução e linguagem, marketing, aspectos jurídicos, programação artística, entre outros. Nesse pouco mais de um ano, foram quase 10 mil pessoas inscritas.
Para se inscrever, basta que o interessado seja filiado a alguma associação estadual de radiodifusão no país e acessar o site www.aerp.org.br/ensinoead.
Serviço
Confira abaixo os pontos principais que estarão em debate nos últimos EaDs de 2015, e o perfil dos responsáveis por compartilhar o conhecimento com colegas de todo o Brasil.
LOCUÇÃO: COMO SE APROXIMAR DO OUVINTE?
Data: 19/10/2015
Horário: 16h às 18h
Sobre o tema
Quem trabalha no rádio sabe que intimidade e clareza são as grandes características da linguagem do meio – mais, inclusive, do que em qualquer outra mídia. São diferenciais fundamentais neste mundo em que a agilidade é cada vez mais valorizada. Mas será que você está sabendo tirar o máximo proveito dessa proximidade com sua audiência?
Confira alguns pontos que serão abordados neste EaD:
• Relacionamento com o ouvinte
• Fidelidade e interatividade com o ouvinte
• O bullying – até onde vai a liberdade do comunicador com o ouvinte?
• Organização da programação
PRÁTICAS COMERCIAIS NO RÁDIO
Data: 26/10/2015
Horário: 16h às 18h
Sobre o tema
Necessidade do Cliente + Produto Adequado = Solução de Mídia Assertiva!
Você concorda com essa equação? Neste EaD, as práticas comerciais nas rádios serão discutidas de forma bastante prática e objetiva. Confira alguns pontos que serão abordados:
• Código de ética: para que serve?
• Ambientação comercial: estrutura do departamento comercial
• Pré-vendas, momento da venda e pós-venda
• Gestão e planejamento do tempo
• Erros frequentes