O novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Carlos Manoel Baigorri e o conselheiro Arthur Coimbra tomaram posse nesta quinta-feira (5), em Brasília.
Durante a cerimônia no auditório da Anatel, Baigorri destacou a importância dos serviços de radiodifusão e de telecomunicações para o país e anunciou os próximos passos no processo de transformação digital.
“O meu propósito é fazer com que o Estado brasileiro, por meio da Anatel, potencialize o impacto transformador das telecomunicações e comunicações na vida de cada brasileiro. Vale ressaltar a importância de levar o 5G para todos os municípios brasileiros, além de viabilizar conectividade para todas as escolas e garantir que a população brasileira, que hoje tem acesso à radiodifusão por meio das parabólicas, também continue tendo acesso à TV aberta de qualidade”, enfatizou.
Segundo Baigorri, o principal desafio da Anatel é atender as expectativas da sociedade, por meio de diálogos com o Congresso Nacional, representantes da sociedade civil e da radiodifusão e também de grandes operadoras, associações e representantes da indústria.
“Esses desafios exigem uma nova visão, diálogo e participação social. Precisamos interagir com outros órgãos, justamente para que, de braços dados, possamos atender à demanda da população brasileira e construir juntos uma solução para beneficiar toda sociedade com o processo de transformação digital”, finalizou.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, elogiou a atuação de Artur Coimbra e Carlos Baigorri durante a implementação do leilão do 5G.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, o diretor geral, Cristiano Lobato Flôres, e o conselheiro da Associação, Roberto Franco, prestigiaram o evento, que teve ainda a participação de radiodifusores e conselheiros da Anatel.