Um caminhão com telão de LED está percorrendo desde o dia 3 de outubro Brasília e cidades do entorno para alertar a população sobre o fim do sinal analógico. Ao todo, 14 cidades receberão a visita do caminhão e da Patrulha Digital, que reúne alunos voluntários e treinados pela equipe de engenheiros da TV Globo. Durante o percurso, serão exibidas a programação e as campanhas voluntárias da TV Globo e afiliadas.
De acordo com o diretor de Projetos Especiais da TV Globo André Dias, essa é a maior ação de divulgação da emissora sobre o desligamento do sinal analógico. “O objetivo é reforçar o cronograma de desligamento, que acontecerá no dia 26 de outubro, e estimular a conversão”, destaca Dias.
Além das ações informativas com o caminhão, a TV Globo realizará, em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e SENAI, a Patrulha Digital. “O apoio dos multiplicadores treinados pela equipe da Patrulha Digital é essencial para orientar a população mais carente”, afirma Dias.
Os alunos circularão pelas regiões com menor índice de conversão, visitando domicílios e estabelecimentos comerciais. A Patrulha Digital auxilia a população com dúvidas técnicas, como apontamento correto da antena, sintonização de canais e instalação dos kits. A Globeleza Erika Moura também participa como madrinha da ação.
O caminhão percorrerá Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Santo Antonio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás, Planaltina, Formosa, Ceilândia, Taguatinga, Guará, Brasília (eixo monumental).
Acesse aqui e confira o cronograma do percurso do caminhão. Para obter mais informações, ligue grátis 147 ou acesse www.sejadigital.com.br
Troca de experiência
Os alunos da Patrulha Digital de Luziânia, cidade do entorno do DF, participaram de um evento sobre a importância do trabalho de esclarecimento junto à população a respeito do desligamento da TV analógica. O encontro, nesta sexta-feira (7), no Ministério das Comunicações, foi organizado pela TV Globo a convite da secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do MCTIC, Vanda Jugurtha.
Os participantes assistiram a vídeos das visitas às casas do DF e conheceram o programa desde seu início, em Rio Verde (GO), primeira cidade brasileira a ter apenas o sinal digital.
“Nós trabalhamos muito com papel dentro do Ministério e às vezes nos afastamos da realidade. Eu gostaria de passar para vocês um pouco do que passa em cada lar, porque tudo o que chega até o público passa por uma autorização que sai daqui de dentro”, disse a secretária.
“Agora fomos convidados pelo governo da Costa Rica para apresentar a Patrulha Digital. Eu quero que vocês sejam protagonistas desse filme, e vocês estão arrasando”, disse André Dias aos participantes do projeto.
Quem participou do evento também pode conhecer o caminhão com telão de LED, que ficou parado em frente ao MCTIC durante toda a manhã.