O professor e sociólogo mexicano Emilio Álvarez Icaza Longoria foi eleito novo secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) nesta quinta-feira, informa comunicado da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), entidade que representa mais de 17 mil emissoras de rádio e de TV nas Américas, na Ásia e na Europa.
A CIDH é um órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA) que trabalha para a garantia aos direitos humanos no continente.
A escolha ainda será submetida à aprovação do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza. A nomeação será proposta para ocupação do cargo por um período de quatro anos em substituição ao argentino Santiago Canton.
Álvarez Icaza é professor da Universidade Autônoma do México (UNAM) e membro do Movimento pela Paz com Justiça e Dignidade (MPJD). Foi presidente da Comissão de Direitos Humanos do Ontário (CDHDF), cargo que ocupou até 2009. Também trabalhou como jornalista em vários meios de comunicação, e como professor de direitos humanos. Atualmente é consultor independente e especialista em direitos humanos e democracia cidadã participativa.
De acordo com o comitê, a seleção de Emilio Alvarez Icaza foi resultado de um processo participativo. Também concorreram ao cargo, dois peruanos, um americano e um guatemalteco.
O edital de licitação para a eleição foi publicado em 16 de novembro de 2011, abrindo o prazo para recepção de candidaturas, que terminou em 1 de Maio de 2012. No total, 111 nomeações foram recebidas para a posição.
Assessoria de Comunicação da Abert