Com o término do processo de leilão da faixa de 700 MHz, a expectativa é grande entre os radiodifusores, que aguardam a criação das entidades previstas no edital para fazerem a limpeza da faixa e mitigação das prováveis interferências do 4G na TV Digital.
Uma delas, a Entidade Administradora (EAD), será contratada pelas vencedoras da licitação para operar, com os recursos pagos pelas empresas de telecomunicações, a limpeza da faixa hoje ocupada pelos canais de televisão (canais 52 ao 69), que serão removidos para os canais entre 14 e 51.
A EAD também fica responsável por garantir a universalização da recepção dos sinais de TV digital para 93% das residências brasileiras. Serão distribuidos receptores, antenas, cabos e filtros,uma das condições para o desligamento do serviço analógico de televisão.
Caberá ainda à EAD a função de gerir possíveis interferências do 4G sobre os sinais de TV digital, impedindo que a população tenha o serviço gratuito interrompido.
Já o Grupo de Implementação (Gired) ficará a cargo do planejamento e da supervisão das atividades da EAD, além da definição de regras e parâmetros de convivência para solucionar eventuais conflitos. O Gired será presidido por um conselheiro da Anatel e formado por representantes dos radiodifusores e das operadoras de telefonia celular vencedoras do edital de licitação.
“O desafio é grande, pois teremos um curto espaço de tempo para muitas tarefas complexas. A EAD a ser contradada deverá ser exímia em sua capacidade de gestão, pois serão removidas da faixa mais de 1,2 mil emissoras espalhadas por todo o Brasil. Em novembro de 2015 será desligada a primeira cidade, Rio Verde, em Goiás, e em março de 2016, a primeira capital, Brasília”, afirma o presidente da Abert, Daniel Slaviero.
O edital de licitação lista ao todo 17 atividades que a EAD deve empreender até o desligamento completo da TV analógica, com orçamento mínimo de R$ 3,6 bilhões. Entre as atividades estão a distribuição de conversores de TV digital e de filtros contra interferência, promoção de campanha publicitária sobre o desligamento do sinal analógico de TV, e a implantação de uma central de atendimento telefônico e via internet para dirimir dúvidas da população.