O Ministério das Comunicações lançou, em Natal (RN), na segunda-feira (17), o programa Digitaliza na Estrada, ação itinerante que vai percorrer várias cidades do Nordeste para instalar antenas de TV digital.
No Rio Grande do Norte, 27 cidades qualificadas pelo programa Digitaliza Brasil serão atendidas com novos equipamentos de transmissão digital de TV, que substituirão as atuais estações analógicas em operação.
Desse total, 11 já receberam a antena e três foram inauguradas nos municípios potiguares de Tenente Ananias, Touros e Barcelona. De Barcelona, o Digitaliza na Estrada seguirá para municípios nos estados da Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão. A mesma estrutura traz a possibilidade de que possam ser colocados, futuramente, outros cinco canais de televisão.
De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a medida vai melhorar o conteúdo oferecido à população.
“É uma agenda importantíssima, porque muda muito a vida das pessoas. Onde só tinha um canal funcionando, às vezes chiando, em um dia só, passa a ter nove canais, e com a qualidade muito melhor de som e imagem”, comentou.
O Digitaliza Brasil pretende levar transmissão digital para 1.638 municípios do país que ainda utilizam sinal analógico, beneficiando mais de 23 milhões de brasileiros.