Relator do texto do edital que prevê o leilão das faixas de espectro que serão usadas para a tecnologia 5G no Brasil, o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, afirmou que esta é uma “prioridade máxima do governo”.
Em entrevista no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira (24), Baigorri confirmou a publicação do edital no início de 2021.
“Nós da Anatel vamos fazer todas as medidas necessárias para cumprir as políticas públicas do governo federal, sejam as políticas públicas de conectividade previstas nos decretos, quanto a garantia do acesso à radiodifusão pública gratuita nas parabólicas", afirmou.
A solução para a interferência do 5G nos sinais dos canais de televisão acessados por meio de antenas parabólicas (TVRO) é um dos temas que deverão ser decididos pelo Conselho Diretor da Anatel. Parecer da área técnica da Agência defende a migração dos canais abertos que hoje operam na banda C para a banda Ku, como propõe a radiodifusão.
Segundo o ministro das Comunicações Fabio Faria, o governo quer que o leilão do 5G aconteça o mais rápido possível. "Está muito bem adiantado. Aqui já fizemos todos os deveres de casa. Estamos bem adiantados. Já temos o relator do texto escolhido, já regulamentamos a lei das antenas, criamos uma lei da liberdade econômica. Agora é cumprir os prazos", afirmou o ministro.
*Com informações de agências