O processo de votação do leilão de 5G no Tribunal de Contas da União (TCU) foi marcado para o dia 18 de agosto, em sessão extraordinária prevista para ocorrer às 10h. A informação foi dada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante coletiva realizada na quarta-feira (14). Segundo ele, a data, sugerida pelo relator, ministro Raimundo Carreiro, representaria uma antecipação de mais de um mês no prazo final para as deliberações do plenário.
Após a apreciação no Tribunal, o edital será enviado em até cinco dias à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Faria acrescentou que, diante desse cenário, é possível realizar o leilão para a exploração da nova tecnologia ainda no mês de agosto. "A cada mês que não temos o 5G, a gente perde R$ 2,8 bilhões", destacou o ministro.
Faria confirmou ainda a expectativa de levar standalone a todas as capitais brasileiras até julho de 2022 e adiantou que algumas delas poderão contar com a tecnologia, considerada mais moderna e eficiente, até o fim deste ano.