Atualmente existem cerca de 100 mil trabalhadores no setor de radiodifusão brasileiro e, de acordo com o Ministério da Educação, apenas quatro especializações ativas incluem o rádio entre os temas de abordagem. Ainda assim, nenhuma das opções possibilita o ensino a distância ou é direcionada apenas ao rádio.
Para proporcionar maior capacitação aos profissionais da área, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), em parceira com a Abert e com o Centro Universitário Uninter, criou a primeira pós-graduação de ensino a distância do Brasil voltada para a realidade e o potencial da radiodifusão.
O que é?
O curso Gestão em Radiodifusão é uma pós-graduação lato sensu. Estruturada em módulos, a especialização foi pensada de forma a permitir qualificação também aos profissionais sem diploma de ensino superior. Ao participar e ser aprovado em alguma disciplina, o profissional poderá receber certificado como atividade de extensão e acumular os créditos do módulo para quando puder se inscrever em uma pós-graduação. Os rumos do rádio no mundo, as tendências do mercado e as transformações da comunicação são alguns dos conteúdos do curso.
A parceria com o Centro Universitário foi formalizada na sexta-feira (29) pelo presidente da Aerp, Márcio Villela, momentos antes de passar o comando da Associação para o novo presidente Alexandre Barros. A expectativa é que a especialização seja autorizada pelo MEC ainda em 2016 e, então, aberta para as inscrições.
A instituição
O Uninter é referência em educação: possui mais de 150 mil alunos em todo o país na modalidade de Ensino a Distância (EaD), mais de 100 cursos de pós-graduação e uma rede de polos de apoio presencial em mais de 450 cidades de todos os estados brasileiros.
Os detalhes sobre a carga horária e valores ainda serão definidos, mas haverá possibilidade de permuta entre emissora associada e a Uninter. Para mais informações, acesse: www.uninter.com ou www.aerp.org.br.