Representantes da Associação Nacional de Jornalistas da China e profissionais do People’s Daily, agência de notícias oficial chinesa, foram recebidos pelo presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, na segunda-feira (2), na sede da Associação, em Brasília.
A reunião entre a delegação de imprensa chinesa e a ABERT deu sequência ao Fórum Belt and Road 2018, ocorrido na semana passada, em Beijing (China).
A Associação Nacional de Jornalistas da China quer intensificar o intercâmbio de cooperação entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da Rota Marítima da Seda.
Durante a reunião, Tonet apresentou dados da radiodifusão brasileira e falou sobre a principal missão da ABERT: a de defender a liberdade de imprensa e de expressão em todas as suas formas.
Segundo Zhang Baixin, secretário executivo da associação chinesa, “os meios de comunicação da China contribuíram para o progresso do país nos últimos anos”. Ainda de acordo com Baixin, os chineses querem conhecer melhor o funcionamento da imprensa no Brasil e receber os profissionais de jornalismo brasileiros para um intercâmbio na China.