A Microsoft anunciou, na segunda-feira (22), uma aliança com empresas jornalísticas e entidades do setor, com o objetivo de buscar uma solução para garantir que as gigantes de tecnologia paguem pela publicação de notícias produzidas por veículos de comunicação da Europa.
A iniciativa é inspirada na nova lei de mídia australiana, que deve ser votada nos próximos dias, exigindo que as plataformas dividam a receita com organizações jornalísticas.
Segundo a Microsoft, a ideia é incluir dispositivo semelhante ao da Austrália no código de direitos autorais, em tramitação no Parlamento Europeu.
Recentemente, parlamentares da União Europeia, responsáveis por elaborar a nova regulamentação digital, defenderam o pagamento por parte das gigantes de tecnologia pela publicação de conteúdo jornalístico produzido por veículo de imprensa na Europa.
De acordo com esses parlamentares, a medida adotada na Austrália fortalece o modelo de negócios de empresas de mídia.
No comunicado emitido pela Microsoft, a empresa afirma que a solução deve, ainda, incluir cláusulas de arbitragem, para garantir, a ambos os lados, que acordos justos sejam negociados, com base em uma avaliação dos benefícios obtidos ao ter o conteúdo de notícias incluído nessas plataformas, assim como os custos de produção.