A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia o ataque ao carro de reportagem da TV Vitória, durante cobertura jornalística de operação policial que acontecia nas proximidades da Delegacia Patrimonial, no bairro da Penha, em Vitória (ES), nesta segunda-feira (6).
Enquanto a equipe acompanhava a prisão de suspeitos dos ataques que aconteceram em fevereiro a uma empresa que fornece alimentos para presídios, testemunhas afirmam que três homens colocaram explosivos debaixo do veículo, provocando um incêndio que destruiu o carro e equipamentos da emissora. Ninguém se feriu.
A ABERT condena todo e qualquer tipo de violência contra profissionais e veículos de comunicação, em especial, quando se trata de represália ao trabalho jornalístico. Atos como este são um atentado à liberdade de imprensa e ao direito do cidadão de ser informado sobre fatos de interesse público.
A ABERT pede às autoridades locais a apuração rigorosa do caso e a punição dos responsáveis.
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,6 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.