A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, na quinta-feira (21), a campanha Verified (verificado, em inglês), criada com o intuito de conter a onda de notícias falsas relacionadas à pandemia global causada pelo novo coronavírus. A iniciativa informará a respeito de três temas: ciência, para salvar vidas; solidariedade, para promover a cooperação local e global, e, por fim, soluções que mobilizem apoio para as populações mais afetadas.
De acordo com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, os autores das informações falsas usam métodos sofisticados de produção e distribuição para disseminá-las na comunidade. “Cientistas e instituições têm que chegar às pessoas com informações precisas nas quais elas possam confiar”, acrescentou.
Segundo comunicado emitido pela Organização, a primeira medida será convidar pessoas do mundo todo para participarem como voluntárias da informação. Este grupo deverá compartilhar conteúdo simples, direto e de credibilidade, entre a família e os amigos. A iniciativa ainda contará com a adesão de influenciadores digitais, integrantes da sociedade civil, empresas, meios de comunicação e redes sociais, para distribuir conteúdo.
A campanha “Verified” também promoverá planos de recuperação para a crise climática, pobreza, desigualdade e fome.
Campanha da ABERT lembra que desinformação mata
Em 20 de março, a ABERT lançou uma campanha que lembra a importância do jornalismo profissional e alerta para os riscos de disseminação de falsas informações, sob pena de colocar vidas em risco durante a pandemia global de COVID-19. Com o lema "Desinformação Mata", a iniciativa é composta por vídeo para TV e redes sociais, além de spot para rádio, e está disponível para compartilhamento gratuito
Para saber mais sobre a campanha Verified, clique AQUI
Para acessar a campanha da ABERT, clique AQUI