O presidente da ABERT, Daniel Slaviero, defendeu a força da televisão aberta brasileira durante painel no NAB Show 2013, que ocorreu durante essa semana em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ele participou na quarta-feira, 10, da Super Session “Empurrando as Fronteiras: Como Líderes Globais estão dirigindo Metamorphosis”.
Segundo Slaviero, o futuro da TV aberta no Brasil é promissor. Com 97,7% de penetração, a relevância do veículo continuará por muito tempo devido a vantagens como oferta de conteúdo de qualidade, mobilidade e caráter local.
“O principal ponto está no conteúdo de qualidade, que agrega valor à radiodifusão. A TV aberta pelo ar, principalmente com o padrão da televisão brasileira, que proporciona mobilidade, ainda tem um futuro grande de relevância pela frente”, afirmou.
Para ressaltar a força dos canais abertos no Brasil, o presidente da ABERT lembrou que eles atingem 97,7% da população brasileira, enquanto a internet alcança somente 31% e a TV paga 26,5%. Justamente o contrário do que ocorre nos Estados Unidos, onde as tecnologias a cabo predominam em penetração.
“A principal fonte de informação, cultura e entretenimento do povo brasileiro é a TV aberta”, ressaltou. Outra prova da eficácia da TV está no crescimento de sua participação no mercado publicitário. De 2005 a 2012, o subiu de 58% para 64,7% a participação do meio no total do bolo publicitário.
Na competição com outros serviços de TV oferecidos pela internet ou a cabo, a TV aberta se sobressai com três vantagens. A primeira é a sua capacidade de distribuição de conteúdo de eventos ao vivo como programas de notícias, esportes, além de shows. A segunda aposta está nas novelas, que são um importante ingrediente da cultura brasileira e, por fim, o caráter local da radiodifusão.
Promovido pela National Association of Broadcasters, entidade que representa a radiodifusão nos Estados Unidos, o NAB Show é o maior evento em tecnologia de broadcast e mídia eletrônica do mundo. O evento reuniu mais 100 mil profissionais das áreas de mídia e entretenimento de 150 países.
Assessoria de Comunicação da Abert