Ver televisão pelo próprio televisor e no momento em que o programa está sendo transmitido continua sendo a preferência do consumidor brasileiro, Apesar do hábito crescente de ver TV quando e onde desejamos, a TV linear é responsável por 79% do tempo de consumo do conteúdo televisivo dentro de casa e por 21% para os serviços de streaming.
Os dados estão no estudo Inside Video 2022, da Kantar IBOPE Media. Além de apontar o perfil dos espectadores de vídeo no Brasil, a pesquisa mostra que, em 2021, o brasileiro passou em média 5h37min por dia em frente à tela. Na divisão do tempo dedicado à TV, o jornalismo foi responsável por 25% da preferência, seguido pelo consumo de novelas, com 18%, programas de auditório, com 9% e reality shows, com 4%.
Para a Kantar IBOPE, a programação ampla, variada e de credibilidade leva ao sucesso do meio. O estudo mostra ainda que o impacto causado pelo formato em vídeo também chama a atenção do mercado publicitário. Em 2021, 63% de todo o investimento publicitário foi feito em formatos de vídeo, com destaque para a popularidade dos reality shows.