O rádio movimentou no primeiro semestre deste ano cerca de R$ 3 bilhões com inserções publicitárias. O valor é 8% maior em comparação ao mesmo período no ano passado, segundo levantamento do Kantar Ibope Media.
Somente nos primeiros meses de 2018, o rádio contou com quase 8 mil anunciantes, dos quais 49% são exclusivos no meio.
“O rádio permanece presente na rotina das pessoas, sendo consumido em qualquer horário, dia e lugar”, explica a diretora-comercial de veículos do Kantar Ibope Media, Adriana Fávaro.
Para o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, os números mostram a potência do rádio, em especial com o advento de novas plataformas de consumo. “O rádio é o meio de comunicação mais democrático. Ele é gratuito, está em praticamente 100% dos automóveis e hoje pode ser acessado por diversas plataformas, como celulares, tablets e computadores”, afirma ele.
Em 2017, as emissoras de rádio do país tiveram um faturamento bruto de R$ 6,063 bilhões com publicidade, o que representou R$ 1,2 bilhão de investimento a mais em relação a 2016.