Pesquisa divulgada na quinta-feira (13) pela empresa de cibersegurança Kaspersky mostra como a América Latina lida com as fake news.
Em média, 70% dos latino-americanos têm dificuldades em reconhecer se uma notícia na internet é falsa ou verdadeira.
De acordo com o estudo, o Brasil ainda está mais bem posicionado que os países vizinhos: 62% dos brasileiros não sabem identificar ou não têm certeza sobre a veracidade de uma notícia veiculada na internet; em seguida, vêm os argentinos e colombianos, com 66%, chilenos (70%), colombianos (73%) e peruanos (79%).
O termo “fake news” é desconhecido por apenas 2% dos brasileiros, enquanto, nos outros países, a média é de 16%.
O estudo revela ainda que quase metade dos brasileiros (42%) ocasionalmente questiona o que lê na internet.
Para 72% dos entrevistados, as fake news viralizam para que alguém receba algo em troca ou para causar dano a algo/alguém.
Os propagadores de notícias falsas na internet seriam militantes políticos com o objetivo de atacar a reputação de adversários e empresas ou indivíduos que buscam ganhar dinheiro por meio de anúncios enganosos, sobretudo vindos do Google AdSense, ferramenta de publicidade do Google.
*Com informações Veja