As novas regras para obtenção do registro de radialista já estão valendo. Desde quinta-feira (16), o sistema de registro profissional do Ministério da Economia (SIRPWEB) foi alterado para que fosse possível cadastrar o profissional radialista, independentemente da função exercida em rádio e TV. A mudança atende a uma reivindicação da Federação Nacional das Empresas de Rádio e TV (FENAERT) junto ao governo federal.
“Esse novo procedimento traz segurança jurídica e favorece o cumprimento das formalidades legais pelas empresas de radiodifusão. A medida representa avanço significativo no processo de obtenção de registros da profissão de radialista, beneficiando principalmente os trabalhadores da categoria, que passam a requerer e obter um registro profissional único, a exemplo das demais profissões exercidas por profissionais do setor – jornalistas, artistas e músicos, por exemplo - e não, equivocadamente, em cada função a ser exercida, dificultando a progressão e evolução profissional”, afirma o presidente da FENAERT, Guliver Leão.
Segundo Leão, a FENAERT realizou diversos testes no sistema e os registros já estão sendo emitidos corretamente. “Além disso, quando solicitada a reemissão de registro concedido anteriormente, é possível alterar para a profissão de radialista”, comemora.