A SET concluiu, na quarta-feira (4), em Belém (PA), a agenda de seminários regionais de 2024. O SET Regional Norte contou com a participação do diretor de Assuntos Legais da ABERT, Rodolfo Salema, em painel sobre atualizações regulatórias.
Salema falou da importância da regulação como ferramenta para corrigir assimetrias existentes no novo mercado de mídia, além de abordar questões setoriais sobre o streaming, canais fast e inteligência artificial.
O diretor da ABERT também falou sobre a expectativa em relação ao novo decreto de TV 3.0, ressaltando que a medida deve trazer uma regulação mínima que favoreça o desenvolvimento dessa nova tecnologia, além de pontos de atenção com a proximidade do desligamento do sinal analógico de televisão no próximo ano.
O debate contou também com a presença do presidente da Associação Paraense de Rádio e Televisão (APERT), Camilo Centeno, do presidente da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (ASSERPE), Nill Júnior, além de representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações.
Ao longo dos seminários em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Brasília (DF) e João Pessoa (PB), foram discutidos temas como conectividade no mercado audiovisual, migração das parabólicas, tendências e futuro do setor, infraestrutura hiperconectada, inteligência artificial na produção de conteúdo, os impactos da TV aberta no crescimento do streaming e o avanço da TV 3.0.