A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) vai realizar de 24 a 27 de agosto em São Paulo (SP), o SET EXPO, o maior e mais representativo evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. O SET EXPO integra o 25º Congresso Anual da SET, a Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes e um Fórum de Negócios.
Um dos atrativos do evento será a demonstração na feira do sistema Super Hi-Vision pela emissora pública japonesa NHK. A transmissão over-the-air de conteúdos 8K ao vivo será feita por meio do sistema ISDB, adotado pela TV aberta brasileira, em circuito fechado. “Queremos demonstrar que o sistema brasileiro de televisão está preparado para uma atualização futura”, ressalta Cláudio Younis, diretor de Marketing da SET.
O Congresso Anual da SET reunirá especialistas dos EUA, Japão, Europa e América Latina, que discutirão os principais aspectos da produção, transmissão e distribuição em TV, além de temas relacionados a vídeo, cinema, rádio e internet. A sua rica e extensa programação envolve as principais tendências e padrões internacionais do setor. Entre eles, o Ultra HD (4K), a distribuição do sinal de TV via IP, Integrated Broadcast & Broadband (IBB), ATSC 3.0, FoBTV, Rádio Digital, a transição do AM para o FM e da TV analógica para a TV digital. Destacam-se ainda a convivência entre o LTE e a TV Digital, Social TV, Segunda Tela, Interatividade e Transmídia.
Feira e congresso ocuparão uma área de 17 mil metros quadrados no Pavilhão Azul do Centro de Convenções e Exposições do Center Norte. Pavilhões estrangeiros, como os da Baviera (Alemanha), do Reino Unido e o da NAB Show, com empresas norte-americanas, farão parte da feira.
Mais de 95% do espaço destinado à feira do SET EXPO já está comercializado. Aproximadamente 300 empresas expositoras no evento vão demonstrar as tecnologias de ponta mundiais, como: Advantech Wireless, Aspa Stagetec, BlackMagic, Canon, Epson, Ericsson, For-A, Fijifilm, Grass Valley, Hitachi Linear, Imagine Communication, Intelsat, JVC, Panasonic, Riedel, Rohde & Schwarz, Screen Service, SES, Sony, Tektronix e muitos outros expositores do Brasil e exterior.
“A parceria que mantemos com a NAB Show, dos EUA, está nos ajudando a criar conteúdos inéditos e ofertas de oportunidades de expansão de mercado para os expositores e visitantes do SET EXPO”, afirma o diretor de Marketing da SET, Cláudio Younis. O evento conta ainda com o apoio das principais associações do setor no Brasil e no exterior (ABRA, ABRATEL, ABERT, AESP, ABPITV, ABTU, AIR, Fórum SBTVD e SINDVEL) e de todas grandes redes de rádio e televisão brasileiras.
Dentro da programação do SET EXPO, um fórum de negócios será co-realizado pela Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP). Voltado aos principais executivos das empresas de mídia eletrônica (rádio e TV), de novas mídias (Internet, aplicativos, portais, games, sites e mídias sociais) e start-ups da área de comunicação e tecnologia, o fórum visa à discussão sobre como aproveitar as grandes oportunidades que surgem com a convergência tecnológica.
Durante o evento, também acontecerá a cerimônia de entrega do SET Prêmio, que está em sua quinta edição este ano. A SET tem a expectativa de reunir no evento um público de mais de 10 mil profissionais e executivos do setor.
Fonte: SET