A concorrência na comunicação, práticas comerciais entre anunciantes e veículos, situação econômica do país e o mercado publicitário foram temas abordados durante o Top 10, encontro transmitido pelo portal de ensino a distância da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e que teve o apoio da Abert.
O encontro contou com a participação de mais de 100 radiodifusores que debateram com executivos das emissoras de Curitiba (PR) como lidar com a concorrência em um mercado tão competitivo.
Participaram do Top 10 o presidente da Aerp, Márcio Villela; o diretor executivo da rádio Banda B, Michel Micheleto; o diretor executivo da Massa FM, Luiz Benite; o diretor da Transamérica FM Curitiba, Rogério Afonso; e o diretor da unidade de rádios no GRPCOM, João Santos.
Durante o Top 10 os participantes debateram os números de um estudo sobre o panorama atual do rádio em Curitiba. De acordo com o levantamento, 51% das pessoas que ouvem rádio na capital do Paraná consomem notícias, o curitibano escuta rádio, em média, duas horas por dia, e 67% das pessoas ouvem o rádio enquanto estão no carro.
A pesquisa mostrou também que das pessoas que ouvem rádio usando a internet 75% escutam pelo computador (desktop/laptop), 23% pelo celular e 8% pelo tablet via aplicativo das emissoras.
Para Márcio Villela, o fortalecimento e a ampliação do setor passam por debates como o do Top 10, com a troca de ideias entre as emissoras da cidade. “Não foi fácil conciliar as diferenças entre as empresas e o histórico desgastado de competição. Mas estamos conseguindo, porque todos entendem que é preciso olhar para o futuro. A concorrência não deve estar entre nós; somos companheiros profissionais e compartilhamos o mesmo segmento de mercado. Se esse segmento se fortalece, todo o nosso meio ganha. A filosofia tem que mudar, rápida e drasticamente”, afirma Márcio Villela.