A audiência da TV aberta no Brasil vai muito bem, obrigado. Dados do Painel Nacional de Televisão (PNT), medidos pela Kantar Ibope Media, indicam que, em outubro, mais de 70% dos aparelhos de TV sintonizaram apenas os canais abertos na chamada faixa comercial, entre 7h e 0h. As informações foram publicadas pelo portal UOL.
A medição indica o chamado share, representatividade de cada TV no conjunto de todos os aparelhos ligados nas 15 maiores regiões metropolitanas do país. Este universo de medição corresponde a 25,4 milhões de domicílios.
Mesmo diante do crescimento de novas plataformas de comunicação, como streaming e internet, especialmente entre a população mais jovem, o levantamento demonstra a importância do veículo no cotidiano do brasileiro. As novidades tecnológicas não afastaram o telespectador de seu aparelho de TV. Pelo contrário. Agora, ele assiste ao conteúdo das emissoras enquanto repercute o assunto nas mídias digitais.
"O alcance das emissoras de TV aberta se traduz em liderança de mercado e, consequentemente, maior investimento publicitário", afirma o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.
No primeiro semestre de 2019, a compra de espaço publicitário no Brasil movimentou cerca de R$ 3,8 bilhões. Deste montante, a TV aberta atraiu quase 55% do total.
"Com capacidade de inovação e investimento constante, o setor continuará apontando para o futuro, no conceito atual de convergência tecnológica e conteúdo multiplataforma", conclui Flores.