Representantes dos maiores grupos de comunicação espanhóis confirmaram participação nos painéis do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Rádio y Televisión, evento internacional promovido pela ABERT, que acontecerá no dia 4 de dezembro, na Casa de América, em Madri (Espanha). O panorama da radiodifusão dos dois países, a assimetria regulatória entre o setor e as plataformas digitais, a regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia e a chegada da Inteligência Artificial são alguns dos temas em debate.
No painel “O novo cenário de competição na indústria de mídia: assimetrias, marco regulatório das big techs e outras iniciativas” estarão presentes o diretor geral da Associação Espanhola de Rádio Comercial, Julián Velasco; o diretor do grupo MARCA, Juan Ignacio Gallardo; a diretora geral Adjunta da Organização dos Serviços de Comunicação Audiovisual da Secretaria de Telecomunicações do Governo da Espanha, Cristina Morales Puerta e o diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da ATRESMEDIA, Miguel Langle. A mediação será feita pelo conselheiro da ABERT e diretor de Tecnologia e Operações do SBT Roberto Franco.
O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, mediará o painel “A colaboração público-privada entre Brasil e Espanha”, que terá como palestrantes o chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Madri, Flávio Bettarello, a diretora da Fundação Conselho Espanha-Brasil (FCEB), Berta Fuertes Ferragut, e o presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), Antônio Carlos da Silveira Pinheiro.
O terceiro painel, “Perspectivas e panorama das leis internacionais de remuneração das atividades jornalísticas pelas plataformas de internet”, será conduzido pelo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e conselheiro da ABERT, Paulo Tonet Camargo.
Entre os convidados para debater o assunto estão o decano da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Internacional da Catalunha (UIC Barcelona), Pedro Sigaud Sellos; a vice-presidente da ASICOM (Asociación Iberoamericana de la Comunicación), Laura Galguera; o coordenador digital da ÁBSIDE MEDIA (COPE), Jose Angel Cuadrado; e a diretora de estratégia da Agência EFE, Soledad Álvarez Martín.