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    A Medida Provisória 747 de 2016, que estabelece alterações nas regras dos processos de renovação de outorga e de transferência direta e indireta dos serviços de radiodifusão, deve ser votada pelo Congresso Nacional em fevereiro, logo após a eleição das novas mesas diretoras das duas Casas, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Esta é a expectativa dos parlamentares, já que a MP tem validade até o dia 12 de março.

    Quase dois meses após o desligamento do sinal analógico de TV em Brasília e em nove cidades do entorno, o Gired (Grupo de Implantação da TV Digital no país) divulgou que ainda tem mais de 40 mil kits digitais para distribuição às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal no DF. De acordo com o Gired, foram distribuídos 337,9 mil kits de um total de 377,3 mil, atingindo 90% da população, considerado um recorde.

    Os participantes do NAB Show – maior feira de produtos e serviços nas áreas de radiodifusão, mídias digitais e televisão do mundo – terão acesso às tendências do setor de mídia e tecnologia em primeira mão. O evento reunirá radiodifusores, estudantes, profissionais do universo digital e do entretenimento, em Las Vegas (EUA), entre os dias 22 e 27 de abril.

    A maior capital brasileira, São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, será o principal desafio para o desligamento do sinal analógico de TV no país. Previsto para 29 de março, o fim das transmissões analógicas já tem pedido de adiamento feito pelas empresas de telefonia, mas que ainda não foi decidido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

    A Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, que revela os hábitos de informação dos brasileiros, aponta que a televisão segue como meio de comunicação predominante: 63% da população buscam informações sobre o que acontece no Brasil nos telejornais diários. 77% afirmam ver TV todos os dias da semana, com predominância de segunda a sexta-feira. O telespectador passa, em média, entre 60 e 120 minutos em frente à TV.

    Novas tecnologias criam diversos desafios para os meios tradicionais. Além da adaptação às tendências – o que não é tarefa fácil –, é preciso entender o comportamento da população e como é o consumo das informações nas novas plataformas. Com esse intuito, a pesquisa Consumo de Notícias do Brasileiro, realizada pela Advice Comunicação Corporativa em parceria com a BonusQuest, estudou os hábitos de consumo das notícias nas redes sociais e identificou que 78% dos brasileiros usam as redes sociais como fonte de informação e 42% já compartilharam notícias falsas.

    Encerrando 2016, ano em que o Brasil passou a digitalizar o sinal de TV, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta que um quinto dos domicílios brasileiros (19,7%) tem apenas o sinal analógico de TV. São 13 milhões de lares que podem ficar sem qualquer acesso à TV aberta com o fim das transmissões analógicas.

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