Notícias

     

    As emissoras e profissionais de rádio e TV, além de jornalistas independentes, têm até o dia 26 de fevereiro para participar do programa Acelerando Negócios Digitais, que ensinará maneiras de utilizar ferramentas digitais como aliadas no desenvolvimento e crescimento de veículos.

    As inscrições gratuitas já estão abertas (AQUI).

    Promovido pelo ICFJ ( International Center for Journalists), em parceria com a ABERT, a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram –  e com a Universidade de Nova York (CUNY), o novo programa terá treinamentos virtuais com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios.

    O programa está dividido em duas fases:

    Na primeira etapa, haverá dois grupos de treinamento: um direcionado a especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de forma independente, e outro a executivos. Os especialistas darão dicas para melhorar a gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com a audiência digital, gerando receita e construindo modelos de negócios inovadores e sustentáveis.

    A formação para o primeiro grupo começa em março e terá duração de 10 semanas. Já o grupo de executivos realizará um treinamento exclusivo com a CUNY, que atualizará os participantes sobre as principais tendências na área de gestão estratégica de negócios digitais.

    Na segunda fase do programa, serão oferecidos mentorias exclusivas por cinco meses e apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar negócios digitais. Para se candidatar a essa segunda etapa, os interessados deverão participar de, no mínimo, 75% das sessões de treinamento ofertadas na primeira fase do programa.

    Após a fase de treinamentos, as organizações de mídia poderão receber mentoria exclusiva e fundos de inovação de até US $15,000 e jornalistas independentes até US$ 2,500.

    Os participantes deverão observar as regras contidas nos termos e condições do programa:

    Para que uma empresa seja elegível para a próxima fase do programa e possa receber a mentoria e os fundos de inovação, é preciso ter pelo menos UM participante em cada um dos grupos de treinamentos (executivos e especialistas).

    O treinamento – pré-requisito para a segunda fase – é aberto e não há limite de inscritos.

    A programação completa será divulgada nos próximos dias.

    Estimule seus colegas e executivos a também se inscreverem!

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, profundamente, a morte da jornalista Glória Maria, ocorrida nesta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro (RJ).

    O pioneirismo de Glória Maria na TV ficará marcado na história do jornalismo e da radiodifusão brasileira. Foram milhares de reportagens que apresentaram o Brasil ao mundo, com informação e muita emoção.

    Sempre preocupada com o caminho da notícia até chegar ao telespectador, Glória Maria quebrou paradigmas, com matérias mais leves, que inspiraram gerações de jornalistas.

    Em suas viagens pelo mundo, levou junto toda a população brasileira para embarcar nas histórias contadas por uma repórter de olhar crítico e observador.

    Glória Maria deixa um legado que jamais será esquecido pelo jornalismo brasileiro.

    Neste momento de luto e dor, a ABERT se une aos amigos e familiares e se solidariza com a perda dessa gigante da televisão brasileira.

    O International Center for Journalists (ICFJ), em parceria com a ABERT, a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram – e outras associações de mídia, lançou, na segunda-feira (23), o programa Acelerando Negócios Digitais.

    As inscrições gratuitas já estão abertas (AQUI).

    O programa tem como objetivo contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira de veículos midiáticos digitais e tradicionais de diferentes partes do país.

    Emissoras e profissionais de rádio e TV, além de jornalistas independentes podem participar do programa, que ensinará maneiras de utilizar ferramentas digitais como aliadas no desenvolvimento e crescimento de veículos.

    O programa está dividido em duas fases: a primeira prevê uma série de treinamentos virtuais com especialistas do Brasil e do mundo, que darão dicas para melhorar a gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com a audiência digital, gerando receita e construindo modelos de negócios inovadores e sustentáveis.

    Nessa primeira etapa, haverá dois grupos de treinamento: um direcionado a especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de forma independente, e outro a executivos.

    A formação para o primeiro grupo começa em março e terá duração de 10 semanas. Já o grupo de executivos realizará um treinamento exclusivo com a The City University of New York, que atualizará os participantes sobre as principais tendências na área de gestão estratégica de negócios digitais.

    Na segunda fase do programa, serão oferecidos mentorias exclusivas por cinco meses e apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar negócios digitais. Para se candidatar a essa segunda etapa, os interessados deverão participar de, no mínimo, 75% das sessões de treinamento ofertadas na primeira fase do programa.

    Organizações de mídia poderão receber até US$ 15 mil, e jornalistas independentes até US$ 2,5 mil.

    O novo programa foi desenvolvido após o sucesso do Acelerando a Transformação Digital, promovido pela ABERT, ICFJ e Meta, em 2021/2022.

     

    Já estão abertas as inscrições para o 26º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, que será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, em Canela (RS). 

    Promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), o encontro reúne, a cada dois anos, empresários e profissionais de radiodifusão em palestras e painéis que debatem temas do setor no Rio Grande do Sul.

    Na Feira de Equipamentos Eletrônicos, os inscritos conhecerão lançamentos de produtos com tecnologia de ponta e novos serviços e programas informatizados.

    Para mais informações, envie e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Diego Alves), ou ligue (51) 3212-2200.

    A normatização e as matrizes tecnológicas que irão nortear a política pública para a implementação da chamada TV 3.0 foram pauta da reunião entre a ABERT e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na quarta-feira (25), em Brasília.

    Para o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, a chegada da nova geração de televisão digital no país é de fundamental importância para a TV aberta se manter competitiva e forte. Segundo Lara Resende, a TV 3.0 representará um salto tecnológico e uma mudança radical na forma de consumir televisão aberta, acompanhando a revolução que a internet 5G causará nos diversos setores e segmentos da sociedade.

    “A TV 3.0 contará com alto padrão tecnológico, como vídeo em UHD, integração completa do broadcast e broadband, segmentação geográfica de conteúdo e de perfil de usuário via IP, além de incorporar recursos da TV 2.5 e proporcionar a possibilidade de novos modelos de negócios, todos necessários para acompanhar as mudanças tecnológicas e os hábitos de consumo da sociedade”, afirmou.

    Lara Resende destacou ainda que a TV digital está presente em 79,5% dos 72,9 milhões de lares brasileiros, oferecendo, gratuitamente, uma programação variada e com qualidade.

    "Essa tecnologia disruptiva vai além de promover uma melhor experiência de imagem e som para o usuário. Passa, principalmente, pelo interesse público de garantir acesso à informação e inclusão digital para todos os brasileiros", afirmou o ministro.

    Também participaram da reunião, o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, o diretor de Tecnologia, Luiz Abrahão, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema, os conselheiros da Associação, Paulo Tonet Camargo e Roberto Franco, além do coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), Luiz Fausto, e de representantes da Abratel.

    “A TV será muito mais dinâmica e conectada à internet, fazendo, por exemplo, com que aquele modelo de canais de TV aberta em que aparece número por número, seja substituído por uma navegação por aplicativos, com muito mais possibilidades de exibição de conteúdos”, explicou o secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Wellisch.

     

    Em edição extra do Diário Oficial da segunda-feira (16), foi publicada a nomeação de Wilson Wellish para o cargo de secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom).
     
    Engenheiro e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), Wellish é servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde 2011, onde atuou na Superintendência de Serviços Privados, foi assessor da Gerência de Controle de Obrigações de Universalização e Ampliação do Acesso e superintendente de Outorga e Recursos à Prestação substituto.
     
    Cedido ao então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em 2019, atuou como diretor do Departamento de Inclusão Digital, secretário de Telecomunicação substituto e secretário de Radiodifusão. Foi diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga do MCom até março de 2021, quando retornou à Anatel para assumir o posto de superintendente de Fiscalização. Em janeiro de 2022, Wellish assumiu como presidente substituto da Agência, onde permaneceu até abril do mesmo ano.
     
    Atualmente, ocupava o cargo de diretor do Departamento de Políticas Setoriais do MCom.

    Após os atos de vandalismo que atingiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, na terça-feira (17), a campanha Democracia Inabalada.

    O objetivo da ação é ressaltar a importância da democracia e não deixar que o episódio seja esquecido ou que se repita. A campanha destaca ainda que a democracia e a Suprema Corte saem fortalecidas do protesto antidemocrático. O material já está sendo veiculado pelas emissoras de TV, sites e redes sociais. A ABERT apoia a divulgação da campanha.

    Para baixar o material, basta clicar AQUI.

    De acordo com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o patrimônio físico do órgão será recuperado e preservado. “Os trabalhos envolvem remover estilhaços, reerguer mesas e cadeiras, reedificar os espaços e restaurar móveis e antiguidades. Contudo, a resposta aos atos criminosos passa também por difundir a mensagem de que esta Suprema Corte, assim como a defesa que a instituição faz da democracia e do estado de direito, seguem inabaláveis".

    A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está se preparando para o Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro, compartilhando materiais educativos e maneiras de comemorar.

    Proclamado em 2011 pelos estados membros da UNESCO e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012, este ano, o dia internacional terá como tema “Rádio e Paz”.

    “A guerra, como antônimo de paz, significa um conflito armado entre países ou grupos dentro de um país, mas também pode se traduzir em um conflito de narrativas da mídia”, diz a UNESCO em seu site. “Ao relatar e informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e estruturam uma narrativa que pode influenciar situações nacionais e internacionais e processos de tomada de decisão”, completa.

    Em homenagem ao tema deste ano, a UNESCO compartilhou 13 maneiras pelas quais as estações de rádio podem incorporar “Rádio e Paz” em sua programação. As ideias incluem focar e discutir canções de paz ou apresentar um talk show com resenhas de livros ou revistas que trazem histórias de desarmamento, soldados desmobilizados, reintegração e reconciliação, por exemplo.

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na terça-feira (17) a criação do Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas. O órgão fará o monitoramento dos casos de ataques contra os profissionais da imprensa no exercício da atividade jornalística e a interlocução como Judiciário e instituições de segurança pública.

    Somente em 8 de janeiro, quando houve as invasões à sede dos Três Poderes, em Brasília, foram registrados 15 casos de agressões contra jornalistas. Em outras unidades da Federação, também o desmonte de acampamentos em frente a quartéis do Exército produziram uma onda de ameaças, hostilidades e violência física contra as equipes de reportagem que cobriam as ações.

    “Acolhendo o pedido das entidades sindicais dos jornalistas, vamos instalar no Ministério da Justiça o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas, a fim de dialogar com o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, escreveu Dino em sua conta no Twitter.

    Desde 2012, a ABERT produz, anualmente, o Relatório sobre Violações à Liberdade de Expressão com os ataques físicos e virtuais aos profissionais e veículos de comunicação brasileiros.

    O ABERT Notícias, informativo semanal lançado pela Associação em julho de 2011, alcança, nesta sexta-feira (20), a marca de 600 edições.

    Em quase 12 anos de existência, o boletim passou por algumas mudanças, acompanhando sempre as novidades tecnológicas, para manter sua principal característica: levar informações sobre o universo das emissoras de rádio e TV aos associados, de forma direta e atrativa.

    As notícias sobre o que foi destaque na radiodifusão ao longo da semana e as novidades previstas para acontecer chegam, de forma digital, aos emails cadastrados, redes sociais e aplicativos de mensagem, regularmente, todas as sextas-feiras.

    Para participar da publicação, basta enviar sugestões de pauta para: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar