2020 foi um ano inédito, fortemente impactado pelas dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, mas foi também um ano de grandes desafios e conquistas. Em todos os campos de atuação, a ABERT buscou o fortalecimento das emissoras de rádio e TV e conseguiu avançar em pontos importantes.
Relembre os principais momentos do ano:
Flexibilização ou dispensa da Voz do Brasil em casos excepcionais
Em novembro, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou a Portaria nº 1.394/2020, que autoriza de maneira excepcional a flexibilização do programa A Voz do Brasil para as rádios que transmitirem os jogos da Seleção Brasileira de Futebol.
A medida atendeu solicitação protocolada pela ABERT e ampliou os efeitos da Portaria nº 1.250/2020 – que autorizou a flexibilização excepcional do programa para as emissoras que desejassem transmitir os jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil ou da Libertadores – também para as partidas da Seleção Brasileira.
Saldo Remanescente para digitalização da TV.
Também em novembro, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou projeto que define a utilização de parte do saldo remanescente de recursos do leilão da faixa de 700MHz para a digitalização das estações retransmissoras de televisão de prefeituras e, também, para a distribuição de kits de digitalização à população de baixa renda. As medidas atendem a antigos pleitos da ABERT e beneficiarão cerca de 1.700 municípios, contemplando 24,4 milhões de brasileiros.
Manutenção da desoneração da folha de pagamentos
Ainda em novembro, o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial à desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia, incluindo o de comunicação, rádio e televisão. A manutenção da desoneração ocorreu após intenso trabalho da ABERT, das associações estaduais de radiodifusão e de outras entidades que formaram uma coalizão na defesa dos 6 milhões de empregos gerados pelos setores. Em dezembro, o governo pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que considere inconstitucional a prorrogação da desoneração até 31 de dezembro de 2021. A ABERT atuará junto ao STF para que a ação não prospere.
Implementação do Canal de Rede
Ao tomar posse no Ministério das Comunicações (MCom), em junho, o ministro Fábio Faria assinou o decreto que regulamenta a implementação do canal de rede. Antiga demanda do setor, a implementação permite uma utilização mais racional do espectro e a desburocratização dos processos de autorização das retransmissoras de TV em caráter primário.
Projeto TV Ano 70
Memorial da Televisão Brasileira
Ao completar 58 anos, em 27 de novembro, a ABERT lançou o Memorial da Televisão Aberta Brasileira, uma grande exposição virtual, interativa, com mais de 1.000 itens, 700 fotos e 28 vídeos, que relembram as principais atrações da TV ao longo das sete décadas de transmissões no país. O Memorial foi incluído pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) no Cadastro Nacional de Museus (CNM), nos Sistemas Culturais (SNIIC/MinC) e no Registro dos Museus Ibero-Americanos do Programa Ibermuseus.
Portal Memória ABERT
Em setembro, foi lançado o portal Memória ABERT, em homenagem aos 70 anos da televisão aberta no Brasil. Em memoria.abert.org.br, é possível encontrar um vasto e variado conteúdo sobre as sete décadas do meio no país.
Livros sobre a TV Tupi
Na trilogia “TV Tupi: do tamanho do Brasil”, os pesquisadores Elmo Francfort e Maurício Viel contam os bastidores das primeiras transmissões televisivas no Brasil, e relembram fatos como a inauguração de Brasília, em 1960, a criação da ABERT, em 1962, a chegada da TV em cores e do videoteipe. Os três volumes podem ser acessados gratuitamente no portal memoria.abert.org.br.
Podcast sobre 70 anos da TV
Ainda como parte das celebrações pelos 70 anos da TV no país, a ABERT lançou o podcast Memória ABERT, projeto que revisita, em formato de áudio e edições quinzenais, sete décadas de história do meio no Brasil. Os episódios estão disponíveis para acesso ou download gratuito, no portal memoria.abert.org.br
Papo ABERT
Em julho, diante do isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, a ABERT iniciou um ciclo de debates virtuais sobre temas relativos à radiodifusão. Em edições especiais para comemorar os 70 anos da TV brasileira, foram convidados artistas e personalidades do meio, que contaram histórias de bastidores do telejornalismo, entretenimento e teledramaturgia, entre outros.
Eleição do novo presidente da ABERT
Em agosto, o Conselho Superior da ABERT elegeu, em reunião virtual, o diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Flávio Lara Resende, para a presidência da Associação no biênio 2020-2022. Lara Resende substituiu Paulo Tonet Camargo, que presidiu a ABERT por dois mandatos consecutivos (2016-2020). Para a vice-presidência, foi eleito o presidente da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), Roberto Cervo Melão.
Cartilhas sobre serviços de RTV e RTR
A ABERT disponibilizou, para download gratuito, as cartilhas informativas, no formato de FAQ, que esclarecem os principais pontos sobre os serviços de Retransmissão de Televisão (RTV) e de Rádio (RTR).
Eleições 2020: cartilhas esclarecem dúvidas
A ABERT também publicou cartilhas que orientaram as emissoras de rádio e televisão sobre temas eleitorais e sobre ressarcimento fiscal pelo espaço cedido à Justiça Eleitoral na grade de programação das emissoras de radiodifusão.
Sanção da Lei dos Sorteios
Em julho, foi sancionada a Lei nº 14.027, que autoriza a distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, pelas emissoras de radiodifusão, quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada. A nova lei estabelece a segurança jurídica necessária para que as emissoras de rádio e TV realizem as ações promocionais, sobretudo em plataformas digitais.
PANDEMIA DE COVID-19:
Imprensa e radiodifusão incluídas na lista de serviços essenciais
Em março, o Decreto 10.288/2020 definiu que os serviços de todos os meios de comunicação, incluídos a radiodifusão de sons e de imagens, a internet, os jornais e as revistas, além dos veículos de comunicação públicos no âmbito federal, estadual, distrital e municipal são essenciais no fornecimento de informação à população sobre a COVID-19 e o combate à doença.
Autorização do TSE sobre veiculação de publicidade institucional
Após consulta formalizada pela ABERT, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a realização de publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos municipais brasileiros, ou das respectivas entidades da administração, relacionados ao combate à pandemia do novo coronavírus, no período de três meses que antecediam as eleições de 2020.
Redução de mensalidades da ABERT
Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, a ABERT reduziu as mensalidades de abril em 60%; de maio, em 50%; e de junho, em 40% para os mais de 3 mil associados.
Convênio - Kantar IBOPE Media
Desconto de 30% concedido pelo Kantar IBOPE Media nas faturas mensais de audiência de rádio, nos produtos Easy Media e Planview Radio, para todas as emissoras de rádio assinantes do serviço durante os meses de abril, maio e junho.
Campanhas
Ao longo de 2020, a ABERT lançou quatro campanhas:
“Desinformação Mata”, com vídeo, spot e material gráfico que lembram o papel dos veículos de comunicação na prestação de serviço de interesse público e no combate à desinformação.
“#vamosjuntos”, uma homenagem aos profissionais da imprensa que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus e reforço às orientações das autoridades sanitárias sobre a importância do isolamento social.
Aberta pra Você - Composta por três vídeos para veiculação gratuita pelas emissoras de TV e redes sociais, a campanha homenageia a TV brasileira, com temas que abordam eventos populares e acontecimentos que unem o país, momentos históricos do telejornalismo brasileiro e descrição dos sentimentos que unem a programação da TV à memória do telespectador.
Chip FM - Em setembro, a ABERT lançou campanha pela obrigatoriedade de inserção e desbloqueio do chip FM nos celulares produzidos e comercializados no Brasil. O material, cujo lema é “Smart é ter rádio FM de graça”, é composto por quatro spots de 30 segundos cada, banners e dois vídeos também de 30 segundos para as redes sociais. Durante reunião promovida pela ABERT com os presidentes de associações estaduais de radiodifusão, em setembro, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, garantiu o apoio do MCom à pauta.
Desconto no convênio ABERT-ECAD
Para conter os efeitos negativos da pandemia de COVID-19, o ECAD, atendendo a pedido da ABERT, prorrogou a aplicação do desconto diferenciado de 40% às rádios adimplentes associadas à entidade, de maio a agosto. Em setembro, as parcelas passaram a ter desconto de 25%, como prevê o convênio ABERT-ECAD. Em dezembro, o ECAD atendeu ao pedido da ABERT para não aplicar a cláusula do convênio que previa o reajuste do valor da contribuição autoral, com base no IPCA (IBGE). A correção monetária foi adiada para julho de 2021.
CPRB (Receita Bruta, PIS e COFINS)
A Portaria nº 245/2020, do Ministério da Economia, prorrogou o prazo de pagamento da Contribuição Previdenciária sobre tributos como CPRB, PIS e COFINS. Os vencimentos relativos ao mês de maio foram adiados para outubro. Em portaria anterior (150/2020), o governo já havia acatado sugestão da ABERT e as parcelas referentes a março e abril foram prorrogadas para julho e setembro.