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    A pandemia de COVID-19 deu novo fôlego a um fenômeno que assola o mundo: a disseminação de notícias falsas. Pesquisas apontam que a realidade sobre a circulação do novo coronavírus, supostas curas para a doença e efeitos colaterais das vacinas foram alguns dos temas preferidos por quem propaga a desinformação.

    Com a fase de vacinação em curso, teorias errôneas apontam que os imunizantes seriam responsáveis por veicular substâncias tóxicas, instalar microchips nos organismos e até mesmo alterar o DNA dos vacinados.

    O aumento na ocorrência das chamadas “fake news” sensibilizou diversas frentes da sociedade a alertar a população para a necessidade de valorizar informações oficiais, checadas por veículos profissionais de comunicação. Afinada com esse objetivo, a ABERT disponibilizou, no início da pandemia, em março do ano passado, a campanha “Desinformação Mata”, que lembra o papel da imprensa e a importância de combater as notícias falsas.

    Composta por um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios, a campanha destaca que informação e compromisso com os fatos são as armas para vencer a batalha, e ainda reforça a necessidade de consumir e compartilhar informação verificada.

     

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     O Projeto Comprova, em parceria com as agências de checagem Lupa e Aos Fatos, lançou um vídeo que alerta internautas sobre o perigo de compartilhar desinformação e teorias conspiratórias nas redes sociais.

    Bem-humorada e com foco em jovens, a campanha faz uso de figurinhas e grupos de WhatsApp compartilhados por familiares. Em ritmo de "arrocha", a mensagem diz: "faça a checagem, pegue a visão. Evite as fake news".

    Criado para investigar boatos sobre a pandemia, teorias conspiratórias e políticas públicas, o Projeto Comprova é uma iniciativa sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 28 veículos de imprensa.

     

     

    zap arrocha

     A importância do olhar investigativo de uma imprensa livre está na campanha #FightForFacts, da organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF), que disponibilizou vídeos com forte apelo emocional, ilustrando violações humanitárias em situações extremas, como nas migrações, casamentos forçados e prisões, entre outros temas. O lema da campanha é: “a realidade só existe se alguém estiver lá para contá-la”.

    “Enquanto o jornalismo é criticado por todos os lados, a retórica populista ganha espaço, a violência contra jornalistas cresce e informações confiáveis lutam para emergir nas redes sociais, a RSF deseja conscientizar e lembrar que, sem jornalismo livre e independente, nenhum grande problema da humanidade pode ser resolvido”, destacou o secretário-geral da organização, Christophe Deloire.

    Disponível em 10 idiomas - francês, inglês, espanhol, português, alemão, sueco, finlandês, russo, turco e chinês simplificado - o material pode ser veiculado gratuitamente pelas emissoras de televisão e redes sociais.

    A organização sugere que a campanha seja exibida até o dia 31 de janeiro.

    Os vídeos estão disponíveis AQUI

     

     

    foto rsf edit

    O Dia Nacional do Rádio, comemorado em 25 de setembro, ganhou um significado especial no calendário oficial catarinense. O governador do estado, Carlos Moisés da Silva, sancionou, na terça-feira (12), a lei que institui a Semana Estadual do Rádio de Santa Catarina.

    Apresentado pelo deputado Kennedy Nunes (PSD), o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, em dezembro. A data comemorativa faz alusão ao aniversário do pioneiro da radiodifusão Roquette Pinto, considerado o “pai do rádio brasileiro”.

    Para celebrar a semana, estão previstos seminários, palestras, cursos, webinários sobre o veículo e profissionais que atuam no estado. A iniciativa do projeto foi da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT).

     

     

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    A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO (ABERT), a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO E TELEVISÃO (ABRATEL) e as ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DAS EMISSORAS DE RADIODIFUSÃO, abaixo identificadas, manifestam irrestrito apoio à política pública, anunciada pelo Ministério das Comunicações, de inclusão da funcionalidade de recepção das transmissões de rádio FM em todos os aparelhos celulares fabricados no Brasil.

    Em recente evento promovido pela Tribuna de Comunicação e Fecomércio, em Natal (RN), sobre “Segurança Jurídica na Retomada do Desenvolvimento Econômico”, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que está trabalhando para viabilizar a recepção do rádio FM nos aparelhos celulares de forma livre e gratuita, sem a necessidade de utilização de wifi ou plano de dados.

    A recepção livre, aberta e gratuita dos sinais do rádio FM nos aparelhos celulares é uma medida que beneficia a sociedade, garantindo o acesso à informação, especialmente em casos de utilidade pública, além de importante fonte de cultura e lazer.

    Estudos demonstram que grande parte dos telefones celulares já possui as condições técnicas para o recebimento dos sinais do rádio FM, bastando apenas a ativação de fábrica desta funcionalidade no aparelho, o que permitirá que milhões de brasileiros ouçam gratuitamente, sem o consumo do pacote de dados, a programação do rádio.

    A ABERT, a ABRATEL e as ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DE RADIODIFUSÃO reiteram o apoio incondicional à implementação urgente desta política pública, o que equiparará o Brasil a outros países de vanguarda.

     

    Associação Baiana de Empresas de Rádio e Televisão – ABART

    Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT

    Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACERT

    Associação das Emissoras de Rádio e Televisão Estado do Río de Janeiro – AERJ

    Associação de Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul – AERMS

    Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – AERP

    Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Espírito Santo – AERTES

    Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Tocantins – AERTO

    Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo – AESP

    Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e TV – AGERT

    Associação Goiana das Emissoras de Rádio e Televisão – AGOERT

    Associação Alagoana das Emissoras de Rádio, Televisão e Jornais Diários – ALERT

    Associação Maranhense de Rádio e Televisão – AMART

    Associação Amazonense de Emissoras de Rádio e Televisão – AMERT

    Associação Mineira de Rádio e Televisão – AMIRT

    Associação Paraense de Emissoras de Rádio e Televisão – APERT

    Associação Potiguar de Emissoras de Rádio e Televisão – APOERT

    Associação das Emissoras de Radiodifusão da Paraíba – ASSERP

    Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco – ASSERPE

    Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal – AVEC

    Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais e Revistas do Estado de Sergipe – SINERTEJ

    Com o término da gestão da radiodifusora Christina Gadret à frente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio), o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, assumirá a função. A transmissão de cargo ocorrerá no dia 27 de janeiro. Atualmente, a entidade representa 331 empresas do setor.

    Gadret destaca que a união, uma das marcas de sua gestão, foi essencial para atravessar um dos períodos mais difíceis da história sindical e associativa do país. Readequação de negociações coletivas em decorrência da reforma trabalhista de 2017, mudanças na Lei dos Radialistas, em 2018, entraves na economia causados pela greve dos caminhoneiros, em 2019, além da pandemia de COVID-19, foram alguns dos desafios enfrentados durante sua gestão.

    “Aprimoramos os serviços oferecidos às empresas associadas, como a assessoria jurídica permanente e a representação da classe empresarial frente à atuação de rádios irregulares e piratas no Rio Grande do Sul. Ingressamos com diversas ações judiciais e já obtivemos grandes resultados em favor das emissoras que representamos”, ressaltou.

     

     

    melao

    Um dos maiores eventos globais dedicados à inovação tecnológica, a International Consumer Electronics Show (CES), deu início à primeira edição promovida exclusivamente em meio virtual. Tradicionalmente, a feira era promovida no Centro de Convenções de Las Vegas (EUA), onde também é promovido o NABShow.

    O evento reúne gigantes do setor de rádio, como o grupo americano Jacobs Media, que preparou uma série de atrações para o ambiente virtual do Remo, plataforma que busca “humanizar eventos online”, simulando um local para eventos presenciais, com realização de demonstrações de produtos, realização de entrevistas, etc.

    A edição virtual permite a participação de internautas e de um público que não tinha oportunidade de se deslocar para os Estados Unidos para acompanhar a programação em anos anteriores. Estima-se que as 1,5 mil empresas expositoras atraiam a participação de 150 mil visitantes de todo mundo.

    O Google anunciou, na terça-feira (12), a criação de um fundo para apoiar a produção de conteúdo jornalístico verificado sobre temas relacionados à COVID-19. A medida visa frear a veiculação de boatos e notícias falsas sobre a pandemia global e vai beneficiar veículos jornalísticos que se proponham a trabalhar na checagem de notícias e no combate à desinformação.

    Segundo a gigante de tecnologia, o novo fundo receberá propostas de empresas de todos os tamanhos.

    Para a inscrição de um projeto, é preciso produzir conteúdo original e relevante; ter um histórico comprovado no combate à desinformação e o reconhecimento do setor ou colaborar com organizações já reconhecidas na checagem de fatos. A seleção será feita por 14 especialistas em imunização e comunicação de todo o mundo.

    O Google já havia criado o Fundo Aberto Contra a Desinformação de Vacinas COVID-19, que conta com mais de R$ 15 milhões em recursos para combater a desinformação sobre a elaboração de vacina contra o novo coronavírus. No momento, a iniciativa está em fase de seleção de projetos que ampliem o público de consumidores de fatos checados.

     

     

     

     O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta sexta-feira (15), a Portaria nº 1.786/2021, que prorroga a autorização de flexibilização ou dispensa do programa A Voz do Brasil para as rádios que transmitirem partidas de futebol do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, da Conmebol Libertadores – que tiveram início no calendário de 2020, mas que, devido à pandemia de COVID-19, ainda estão em curso – ou jogos da Seleção Brasileira. A medida atende solicitação da ABERT.

    A autorização de veiculação do programa em horário diferenciado para transmissão dos jogos já estava anteriormente prevista nas portarias 1.250/2020 e 1.394/2020, porém, com vigência até o dia 31 de dezembro.

    Com a publicação da portaria, enquanto perdurar a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, as emissoras de rádio que transmitirem os jogos de futebol estão autorizadas a veicular o programa A Voz do Brasil em horário diferenciado nos mesmos moldes anteriormente previstos nas portarias 1.250/2020 e 1.394/2020, da seguinte forma:

    (i) para transmissão de jogos com início marcado entre 19h e 20h30, o programa poderá ser retransmitido com início até as 23h do mesmo dia; e

    (ii) para transmissão de jogos com início marcado para depois das 20h30, o programa poderá ser retransmitido com início até as 23h45 do mesmo dia.

    A nova portaria também manteve a autorização para que a veiculação da Voz do Brasil seja dispensada no caso de partidas com prorrogação, decisão por cobranças de pênaltis, ou no caso de força maior durante o jogo, que impeça seu término até o horário fixado para o início da transmissão do programa nos dias de jogos.

    Importante destacar, ainda, que para fazer jus à flexibilização do horário diferenciado, as emissoras deverão realizar a transmissão integral das partidas e, no caso da Copa Libertadores, só será permitida a flexibilização ou dispensa excepcional quando os jogos forem disputados por pelo menos um time brasileiro.

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, explica que “mesmo com o fim do estado de calamidade pública, todas as medidas sanitárias de proteção contra a COVID-19, inclusive a proibição de torcedores nos estádios de futebol, foram mantidas e até ampliadas em muitos estados por causa do agravamento da pandemia. Assim, diante do atual quadro da crise sanitária, o Ministério foi sensível ao pleito das emissoras de rádio, possibilitando a continuidade da cobertura integral dos jogos de futebol, que são de grande interesse público”.

     

    Acesse a portaria AQUI

    As emissoras de rádio devem enviar, até a próxima terça-feira (19), as contribuições à proposta de elaboração do calendário de flexibilização ou dispensa do horário de retransmissão do programa A Voz do Brasil em 2021.

    As sugestões deverão indicar datas e horários para flexibilização ou dispensa da retransmissão; a abrangência – se nacional, estadual, distrital ou municipal – da flexibilização ou dispensa; o excepcional interesse público na divulgação de eventos, manifestações ou acontecimentos de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal; e a absoluta incompatibilidade com os horários originais para retransmissão do programa. Todos os requisitos deverão estar presentes e devidamente demostrados na contribuição.

    O diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, explica que “as emissoras devem contribuir com os eventos de repercussão municipal e estadual que anualmente façam a cobertura no período de transmissão do programa A Voz do Brasil, como, por exemplo, os eventos religiosos, feiras agropecuárias ou aniversário da cidade”.

    Flores alerta que “para satisfazer a obrigação de demonstrar a incompatibilidade com os horários originais para retransmissão do programa, ainda que as emissoras não tenham conhecimento da hora e data do evento, devem informar o período do ano e o horário que normalmente a cobertura do evento é realizada”.

    Para facilitar o acesso à plataforma eletrônica da Consulta Pública, a ABERT disponibilizou aos radiodifusores um passo a passo (CLIQUE AQUI)

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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