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    A organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançou, na terça-feira (15), a campanha internacional #FightForFacts, que chama a atenção do público mundial para a importância do jornalismo profissional na conscientização e mobilização das populações sobre temas em evidência. Criada em 1985, na França, a RSF atua em nível global na defesa da liberdade de imprensa.

    As cenas fortes revelam situações como violência de estado, crises sanitárias, dramas migratórios e atitudes discriminatórias contra mulheres, expondo a necessidade de dar visibilidade a temas atuais, para que essas e outras violações de direitos humanos não desapareçam da pauta dos debates. O lema da campanha é: “A realidade só existe se alguém estiver lá para contá-la”.

    Composta por vídeos para exibição livre e gratuita em canais de televisão e redes sociais, a iniciativa está disponível em 10 idiomas - francês, inglês, espanhol, português, alemão, sueco, finlandês, russo, turco, chinês simplificado. A sugestão é veicular as imagens até 31 de janeiro de 2021.

    Para divulgação dos vídeos, acesse AQUI

    Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com Camila Konder, pelo celular (21) 99889-0846 ou pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

     

     

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    A Organização das Nações Unidas (ONU) e a agência de checagem Lupa se uniram na luta contra a desinformação. Na terça-feira (8), as entidades anunciaram o lançamento da série batizada de #SÓQUENÃO, criada para combater boatos relacionados à COVID-19 e compartilhar informações precisas sobre a pandemia.

    Dividida em quatro capítulos, exibidos semanalmente até 29 de dezembro, a produção lança mão do humor para fazer esclarecimentos. Apresentada pelo ator Hamiltinho, contará com a participação do também ator e humorista Rafael Infante, integrante do grupo Porta dos Fundos e do elenco da novela da TV Globo, Bomsucesso.

    Algumas das questões abordadas são sobre o uso de máscara e o aumento da taxa de dióxido de carbono no cérebro, influência do equipamento de segurança na flora oral, supostas alterações genéticas ou implantação de chips por meio de vacinas. Também haverá espaço para debater informações sem cunho científico, como o uso de chá de limão, alho e jambu no controle da doença.

    A série faz parte da campanha Pause, que sugere o uso das hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar, e propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais para combater a disseminação de informações falsas.

     Respeitando as medidas de segurança, #SÓQUENÃO foi gravada remotamente e estará disponível nas redes sociais da Lupa e da ONU Brasil.

     

     

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    O Memorial da Televisão Aberta Brasileira, exposição virtual lançada pela ABERT em homenagem aos 70 anos da TV no Brasil, apresenta, em cada uma das sete salas que relembram as atrações televisivas de cada década, uma trilha sonora com temas que vão desde programas esportivos e jornalísticos a clássicos da linha de shows e da teledramaturgia.

    No canal de podcast do Memória ABERT - centralizado no www.anchor.fm/abert/- é possível conhecer toda a seleção de trilhas da exposição.

    "Fizemos uma seleção criteriosa, podendo ouvir desde a trilha do Repórter Esso até o antológico tema dos debates da Band. Com muita pesquisa, levantamos todos os tipos de gêneros e emissoras", afirma Elmo Francfort, curador da mostra, que contou com o apoio do Conselho Curatorial das TVs associadas da ABERT.

    Para visitar o Memorial da TV Aberta Brasileira, incluído pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) no Cadastro Nacional de Museus (CNM), basta acessar http://memoria.abert.org.br/exposicao-virtual.

     

     

     

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    Na tentativa de auxiliar as empresas de comunicação a superar as dificuldades impostas por 2020, o Kantar IBOPE Media realizou um seminário online, em parceria com o Interactive Advertising Bureau (IAB), para divulgar os dados do estudo Tendências e Previsões de Mídia para 2021. As participantes foram a diretora de Desenvolvimento de Negócios do instituto, Adriana Fávaro e a diretora e líder de Mídia de Insights da Kantar Brasil, Maura Coracini.

    De acordo com estudos do Kantar IBOPE, mesmo diante das crises sanitária e financeira, que geraram uma redução de investimentos publicitários, o rádio e a TV ganharam protagonismo neste ano. O levantamento aponta que, com a adoção de medidas de isolamento social, houve aumento de audiência nesses meios durante o período.

    Segundo os dados, 75% das pessoas que ouviam rádio antes da crise de COVID-19 afirmaram, no estudo Inside Radio 2020, que estão consumindo o meio na mesma intensidade. Outros 17% responderam que passaram a ouvir muito mais rádio em ambiente doméstico.

    “Cresceram não só os índices de audiência, mas também a interação de ouvintes pelas redes sociais e pelo WhatsApp”, afirmou Emanuel Bomfim, diretor artístico da rádio Eldorado.

    Mesmo com as dificuldades financeiras, a emergência sanitária reforçou a necessidade de comunicação com a audiência. Dados da Kantar IBOPE, no Brasil, apontam o surgimento de 2.232 novos anunciantes durante a pandemia.


    Sobre as tendências de mídia para 2021, de acordo com Maura Coracini, o contexto criativo ganhou o centro das atenções, assim como a compreensão das demandas do mercado. “A escolha do ambiente e do contexto é tão importante quanto a mensagem em si”, destacou. No contexto de inovação tecnológica acelerada, ela aposta que o vídeo será a grande estrela do próximo ano, e que mídias como Tik Tok, Instagram e Snapchat registrarão crescimento expressivo.

     Para acessar o estudo, acesse AQUI

     

     

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     As perspectivas profissionais para 2021 foram tema do AESP Talks, realizado na quarta-feira (9). Para abordar a questão, foi convidado o fundador da comunidade online colaborativa de carreira 99jobs, Eduardo Migliano. A apresentação ficou a cargo do presidente da entidade, Rodrigo Neves, e do radialista Marco Moretto.

    O empresário destacou três competências básicas de profissionais que desejam se destacar no cenário: curiosidade, coragem para enfrentar desafios e empatia. “Será preciso fazer pessoas diferentes conviverem no mesmo ambiente e resolverem problemas complexos”, afirmou.

    Migliano destacou também que, embora se ressalte a importância da tecnologia no futuro, este não será o único campo de atuação. Para ele, o mundo do trabalho se dividirá entre profissionais do setor tecnológico e profissionais que lidam com pessoas. “É necessário construir ecossistemas para entender cada vez mais as pessoas”, defendeu.

     A realidade profissional de negros e idosos também ganhou uma reflexão especial durante o debate virtual.

    Para assistir na íntegra, acesse AQUI

     

     

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    Dando continuidade ao ciclo de conferências sobre a radiodifusão no século 21, a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) realizou, na quarta-feira (9), um debate virtual sobre as novas estratégias comerciais na televisão.

    Sob mediação do diretor-geral da entidade, Juan Andrés Lerena, os debatedores foram o diretor de Produtos e Serviços em Publicidade da Rede Globo, Sérgio Maria, e o vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da ViacomCBS, Diego Reck.

    Para Reck, a TV está crescendo mais do que nunca. “Ela tem alcance e gera emoção e confiança”, ressalta. Para ele, as diferentes plataformas não são rivais e, sim, complementares. “É nossa função oferecer conteúdo de qualidade em todas as telas”, declarou.

    Segundo Maria, a pandemia impôs mudanças nos pacotes e na métrica dos produtos oferecidos. “O produto tem a ver com o conteúdo e a experiência que entregamos a anunciantes e a espectadores”, afirmou. Como exemplo dos novos tempos, ele mencionou a reprise, pela televisão brasileira, de novelas antigas com estratégias atuais de divulgação, que têm surpreendido em altos níveis de audiência e atraído cada vez mais os jovens.

     

     

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    A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e a Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro) divulgaram campanha em defesa do valor da propaganda brasileira. O anúncio foi publicado de forma simultânea, nos principais jornais do país, na quarta-feira (9).

    O texto lembra que o Brasil é um dos três principais mercados do setor, graças ao modelo de autorregulamentação e às leis federais, que criam um ambiente ético e propício ao surgimento de empresas e profissionais de destaque.

    Ainda segundo o comunicado, o talento e a criatividade da mídia brasileira ajudaram a fortalecer diversos segmentos da economia nacional, gerando empregos e riquezas.

     

     

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    O IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), órgão ligado ao Ministério do Turismo, incluiu o Memorial da Televisão Brasileira no Cadastro Nacional de Museus (CNM), nos Sistemas Culturais (SNIIC/MinC) e no Registro dos Museus Ibero-Americanos do Programa Ibermuseus.

    Lançado em 27 de novembro, quando a ABERT completou 58 anos de fundação, o Memorial foi criado em homenagem aos 70 anos da TV aberta no Brasil. Com a inclusão pelo IBRAM, a exposição virtual recebeu um selo do CNM, que autentica a importância do Memorial, e passa a ser considerada museu internacional e patrimônio imaterial da cultura brasileira. Importantes instituições museológicas, como, por exemplo, o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o MAM (Museu de Arte Moderna), Museu da Língua Portuguesa, Museu do Amanhã e Memorial da América Latina também estão na lista.

    “Recebemos a notícia com enorme alegria. O reconhecimento pelo IBRAM coroa de êxito a iniciativa, que tem como objetivo deixar para o público o legado que a TV brasileira oferece, diariamente, há sete décadas, de forma aberta e gratuita”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    Na plataforma Museusbr, é possível encontrar informações sobre os museus, coletadas pelo CNM, além de outras atividades desenvolvidas no âmbito do IBRAM.
    Sobre o Memorial da Televisão Brasileira

    O Memorial da Televisão Brasileira é uma grande exposição virtual, interativa, que reproduz as sete décadas da TV aberta no Brasil e que tem por objetivo a expansão do seu conteúdo, atualizando a mostra com as atrações apresentadas pela televisão ao longo dos próximos anos.

    São mais de 1.000 itens, 700 fotos e 28 vídeos, distribuídos em sete salas, numa atmosfera que virtualmente impressiona os olhos de quem acessar o http://memoria.abert.org.br.

    A exposição é de fácil acesso e navegação. Ao percorrer as salas, é possível estar ao lado de Assis Chateaubriand na inauguração da TV Tupi, visitar a Lua em 1969, ver a Taça Jules Rimet, ou ficar bem próximo do carro de Ayrton Senna, entrar num reality-show ou em um cenário criado em computação gráfica. Ao final, uma sala apresenta a grande festa da TV.

    A exposição virtual é mais uma iniciativa do TV ANO 70, projeto do Memória ABERT, que nasceu com o intuito de não deixar de celebrar uma data tão simbólica para o meio.
    Outras ações, como a criação do site do Memória ABERT, campanhas em TV aberta e Internet, encontros online especiais do Papo ABERT, livro sobre a TV Tupi, podcasts e postagens nas redes sociais, complementam as celebrações.

    A exposição tem a curadoria do pesquisador Elmo Francfort em conjunto com o Conselho Curatorial das TVs associadas, confecção artística da Caselúdico, empresa responsável por exposições com grande sucesso de público, e da After Hour Multimídia, que reuniu uma playlist resgatando registros importantes da memória televisiva nacional.

    “O Memorial da Televisão Brasileira é uma homenagem da ABERT aos profissionais e colaboradores que fizeram e fazem da nossa TV uma referência mundial. Pensamos em algo que ficasse como legado das comemorações e que acompanhasse as tendências atuais, respeitando as regras de distanciamento social”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

     

     

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    O espectro de frequências eletromagnéticas será objeto de abordagem do seminário online promovido pela UIT (União Internacional de Telecomunicações), entre os dias 8 e 10 de dezembro.

    O “Uso do espectro e direitos de propriedade: privatização e comercialização do recurso natural e limitado” terá a participação de personalidades internacionais como Agit Pai, presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC, em inglês), principal órgão regulador de comunicações dos Estados Unidos; Philip Marnick, diretor do Grupo de Espectro da Ofcom; Martin Weis, professor da Universidade de Pittsburgh; Stephan Pentland, da Vodafon; e Martin Cave, da UK Gas and Electricity.

    A ABERT, única entidade brasileira de radiodifusão convidada para o debate, estará representada pelo diretor de Televisão, Paulo Ricardo Balduíno. As preocupações, os pontos de vista e a acomodação da radiodifusão serão apresentados por Paulo Ricardo e pelo diretor da União Europeia de Radiodifusão (EBU), Walid Sami.

    “A gerência e uso do espectro estão sujeitos a uma dinâmica de novos conceitos e práticas que acontece com uma velocidade muito grande, com grandes promessas, mas também com riscos igualmente grandes”, alerta Paulo Ricardo.

    Segundo o engenheiro, a radiodifusão tem que ter uma participação muito ativa no processo em curso, sem permitir que seja alijada dessa dinâmica.

    “Não há alternativas. Ou participa, ou participa. Isso significa muito estudo, muita pesquisa, muita reflexão sobre o futuro. Somos presença constante nos fóruns tecnológicos internacionais, com nomes que nos colocam nos pódios das frentes de batalha, como os engenheiros Ana Eliza, Francisco Peres e Luiz Fausto, mas, cada vez mais, nosso grupo fica menor em quantidade, face à multifacetação dos temas e à velocidade dos avanços tecnológicos”, complementa.

    Durante o seminário online, Paulo Ricardo apresentará uma posição crítica com relação ao uso do espectro pela banda larga móvel e uma proposta sobre como equilibrar atribuição e uso em uma abordagem holística.

     

     

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     Na edição anual do prêmio que promove, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) decidiu homenagear a atividade jornalística. A escolha foi feita em decorrência do esforço coletivo de veículos de comunicação para ofertar informação verificada e com credibilidade.

     De acordo com o presidente da entidade, Marcelo Rech, as condições adversas da pandemia afetaram a rotina de jornalistas que, mesmo longe do ambiente das redações, seguiram cumprindo sua missão. Rech destacou ainda que a premiação conceitual se justifica também pelo ambiente de cultivo à desinformação e pelo aumento de ataques, físicos e virtuais, a profissionais de imprensa.

    Criado em 2008, o prêmio costuma ser concedido a pessoas ou instituições dedicadas à defesa da liberdade de imprensa. No ano passado, o vencedor foi o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello.

     

     

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      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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