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     Para lembrar o Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro, a ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) desenvolveu um spot de um minuto para rádio, além de conteúdo específico para redes sociais, com direito a figurinha exclusiva para a data. O material pode ser reproduzido pelas emissoras associadas.

    O tema que inspirou a homenagem este ano foi "Rádio se faz com o coração".

    “Estamos incentivando o engajamento das emissoras para comemorar uma data tão importante para o rádio mundial”, afirma o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

     

     

    acaert

    Alavancados pelo sucesso do rádio, os podcasts, programas em áudio executados sob demanda, registraram crescimento recorde em 2020. Ao longo do ano, foram mapeadas mais de 885 mil novas produções, contra 318.517 iniciativas que estrearam em 2019.

    Segundo estudo realizado pelo Instituto Chartable, que analisa o formato de podcast em todo o planeta, em média, um programa foi lançado a cada dois minutos. Em 2020, o segmento também contabilizou aumento de 15% em investimento publicitário.

    Outro destaque do estudo foram os podcasts em língua portuguesa, que registraram um avanço de 7.8 vezes em novas produções entre 2019 e 2020.

    Consolidado e em constante adaptação às novas plataformas digitais, o rádio contribuiu, de forma direta, para esse crescimento. Nos Estados Unidos, os dois maiores grupos de emissora estão entre as três principais produtoras do gênero: Amazon, Entercom e iHeartMedia.

    Educação, seguida por sociedade e cultura, artes e negócios foram os temas predominantes das produções lançadas no ano passado.

     

     

    podcast edit

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou nesta sexta-feira (5) a Portaria nº 1.898/2021 (AQUI), que estabelece as condições, critérios e procedimentos para a realização de novo pedido de migração das rádios AM para FM que não efetuaram o pagamento da diferença do valor de outorga dentro do prazo.

    Pelas novas regras, as emissoras deslocadas para o Lote Residual, pelo não pagamento do boleto no prazo, deverão encaminhar o novo pedido para o MCom no prazo de 60 dias.

    O requerimento deverá ser enviado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do MCom e estar instruído com os seguintes documentos:

    I - prova de regularidade perante as fazendas federal, estadual, municipal ou distrital da sede da pessoa jurídica, na forma da lei;

    II - prova de regularidade do recolhimento dos recursos do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações - Fistel;

    III - prova de regularidade relativa à seguridade social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS; e

    IV - prova da inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, por meio da apresentação de certidão negativa, nos termos do disposto no Título VII-A do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 - Consolidação das Leis do Trabalho.

    Após a análise dos documentos, o MCom notificará a emissora para que efetue o pagamento do novo boleto.

    No caso de indeferimento do requerimento, ou de não pagamento do valor relativo à adaptação da outorga dentro do prazo estipulado, as emissoras permanecerão alocadas no Lote Residual.

    A publicação da portaria foi comemorada pelo presidente da ABERT, Flávio Lara Resende. “A reabertura do prazo para o pagamento dos boletos vencidos é uma demanda antiga de dezenas de pequenas emissoras que aguardavam ansiosas a possibilidade de migrar para o FM”, afirmou.

     

     

    Em mensagem ao Congresso Nacional na abertura do ano legislativo, na quarta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro apontou como prioridades do governo para 2021, na área de Comunicações, a aceleração dos processos de migração das rádios AM para FM e de digitalização da TV aberta no país.

    “Para 2021, a prioridade no âmbito da política nacional de radiodifusão será acelerar o processo de migração dos serviços de radiodifusão sonora da tecnologia AM, que apresenta qualidade de som inferior e hoje tem audiência limitada para a tecnologia FM, bem como a prioridade na diminuição do estoque processual que concentra passivos de anos anteriores”, disse o presidente.

    Bolsonaro destacou ainda o papel do rádio e falou sobre a flexibilização do programa A Voz do Brasil.

    “Da mesma forma, o rádio avançou bastante em 2020. Com a flexibilização promovida para a retransmissão do Programa A Voz do Brasil, as rádios de todo o País puderam adequar suas programações para veicular eventos e acontecimentos de grande interesse público sem, contudo, deixar de apresentar informações importantes acerca dos acontecimentos políticos, judiciais e legislativos do País, por meio da retransmissão obrigatória do programa oficial de informações dos Poderes da República”, afirmou.

    Ao fazer um balanço do desligamento da TV analógica, o presidente destacou a aprovação do projeto que destina parte do saldo remanescente do leilão da faixa de 700 MHz para a digitalização da TV e reafirmou a previsão de conclusão do processo até 2023.

    “A implantação da televisão digital terrestre continuou avançando no ano de 2020. Atualmente, 96% dos domicílios brasileiros têm um ou mais aparelhos de televisão, dos quais 77% recebem os sinais de TV digital. A meta do Governo é que, até o fim de 2023, todos os Municípios brasileiros com televisão analógica em operação tenham feito a transição para o sistema de transmissão digital.

    Em novembro de 2020, depois de dois anos de discussões, foi aprovado o projeto que destina parte dos recursos remanescentes do edital da faixa de 700 MHz para a digitalização dos sinais analógicos de TV em cerca de 1,7 mil Municípios que ainda não dispõem dessa tecnologia.

    A medida, ao viabilizar a distribuição de kits de conversores de TVD terrestre para mais de 4,5 milhões de famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, beneficiará cerca de 24 milhões de habitantes e contribuirá para a conclusão do desligamento do sinal analógico de televisão em todo o País até o final de 2023”, afirmou.

    Para acessar a íntegra da mensagem presidencial, clique AQUI

     

     

    bolso congresso edit

    Durante uma epidemia de poliomielite nos Estados Unidos, em 1937, as escolas de Chicago, no estado de Illinois, foram fechadas e as crianças tiveram aula pelo rádio.

    A foto em preto e branco que mostra os alunos em aulas remotas está circulando na internet e a veracidade foi confirmada pelo Estadão Verifica, núcleo de checagem de fatos do jornal O Estado de S.Paulo.

    Na foto disponível no banco de imagens Getty Images, aparecem quatro crianças com livros em volta de um aparelho de rádio, com a legenda: “Devido a uma epidemia de paralisia infantil em Chicago, a volta às aulas foi adiada. Estudantes receberam aulas gravadas pelo rádio”.

    Na época, sem vacinas, as crianças tiveram que ficar em casa para evitar a poliomielite, que pode causar a chamada paralisia infantil.

    E o rádio, desde sempre, mostra a importância do seu papel na vida das pessoas.

     

     

    foto getty image

    Mais de 90% dos 363 milhões de postagens feitas nas redes sociais em 2020 foram sobre conteúdo de vídeo de programas da TV aberta, em especial reality shows, séries e novelas. Os dados são da pesquisa Kantar Social TV Ratings, da Kantar IBOPE Media, que analisou o comportamento dos programas de TV nas redes sociais.

    De acordo com a pesquisa, do total de postagens, os reality shows tiveram 287 milhões de citações (85,6%), seguidos por séries, com 16 milhões (4,8%), novelas, com 13 milhões (3,9%) e jornalismo, com 12 milhões (3,6%).

    Já os programas de auditório tiveram 7 milhões (2,1%) de citações no ano passado, um salto de 373% na comparação com 2019. A explicação, segundo a Kantar IBOPE, está no fato de as pessoas estarem mais tempo em casa por causa da pandemia de COVID-19, o que fortaleceu o hábito de assistir TV e comentar na internet.

    A TV paga e o SVoD ocuparam a segunda e terceira posições.

    Para acessar a pesquisa, clique AQUI.

     

     

    tv kantar

    “É muito gratificante levar aos nossos associados e ao universo da radiodifusão notícias de qualidade e relevância, com foco nos temas que interessam ao rádio e à TV brasileiros. Como a comunicação é fundamental em nosso setor, este é mais um serviço que a ABERT presta à radiodifusão do Brasil, com compromisso e responsabilidade.”

    Flávio Lara Resende
    Presidente da ABERT

     

    “Nesse momento histórico, em nome da ACERT, apresentamos nossas congratulações à ABERT e à equipe de Comunicação por este importante serviço prestado aos radiodifusores brasileiros.”

    Carmen Lúcia Dummar Azulai
    Presidente da ACERT

     

    "O boletim da ABERT tem duas funções: primeiro, ele informa, pode parecer óbvio, mas ele informa e muito bem, inclusive traz um nível de informação para a radiodifusão único, possibilitando o acesso de todas as emissoras, nos diversos temas abordados. Portanto, ele é excepcional! E o segundo ponto de destaque é que o boletim da ABERT é de grande utilidade e nos mantém juntos, agregando todas as Associações Estaduais e cada radiodifusor do Brasil."

    José Antonio do Nascimento Brito

    Presidente da AERJ

     

    "O Boletim desempenha papel crucial como canal de comunicação direto com os radiodifusores associados à ABERT, colocando todos no mesmo patamar de atualização com relação aos temas de interesse do setor, iniciativas e projetos da Associação. É uma forma ágil, direta e periódica de se fazer presente, oferecer conteúdo diverso e, de certa forma, prestar contas das ações e comunicar os avanços de cada pauta aos mantenedores, razão da existência da Associação e de todas as regionais".

    Michel Micheleto
    Presidente da AERP

     

    “O Informativo Semanal da ABERT é um relevante instrumento de divulgação do trabalho da ABERT e das Associações Estaduais em favor da radiodifusão. Chegar à edição de nº 500 é motivo de orgulho para todos os associados. Através dele recebemos informações atualizadas fundamentais para o nosso segmento nas áreas governamentais, da regulamentação e de ações desenvolvidas nos Estados.”

    Roberto Cervo Melão
    Presidente da AGERT e Vice-presidente da ABERT

     

    “A ABERT, que há mais de 58 anos vêm trabalhando pelo rádio e pela televisão no Brasil, consegue difundir seus feitos e todos os movimentos do setor através do seu Boletim Semanal. Parabéns pela edição número 500 deste importante canal, uma fonte de informações claras e pontuais da radiodifusão brasileira.”

    Rodrigo Neves
    Presidente da AESP

     

    “O Boletim da ABERT é uma eficiente ferramenta de comunicação da entidade com o mercado, sempre com informações relevantes da radiodifusão brasileira. Importante também para as associações estaduais que contam com este espaço de divulgação de suas ações, resultado da parceria entre as entidades. Parabéns pela marca de 500 edições”.

    Silvano Silva
    Presidente da ACAERT

    Lançado em 22 de julho de 2011, o informativo semanal produzido pela ABERT alcança, nesta sexta-feira (5), a marca de 500 edições.

    Com um novo nome – ABERT Notícias, o boletim continuará mantendo sua principal característica: levar informações sobre o universo das emissoras de rádio e TV aos associados, de forma direta e atrativa.

    As notícias da radiodifusão selecionadas pela equipe da ABERT sobre o que foi destaque ao longo da semana e também as novidades previstas para acontecer, continuarão a chegar, de forma digital, às caixas de entrada, redes sociais e aplicativos de mensagem, regularmente, todas as sextas-feiras.

    Nesta primeira década de existência, o informativo passou por algumas mudanças, acompanhando sempre as novidades tecnológicas, com textos mais enxutos, links que dão acesso ao material divulgado, imagens e vídeos que podem ser baixados e reproduzidos durante a leitura, num layout mais simples e funcional.

    O objetivo é facilitar a leitura e despertar o interesse do público, que pode participar da publicação, enviando sugestões de pauta para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    “É muito gratificante levar aos nossos associados e ao universo da radiodifusão notícias de qualidade e relevância, com foco nos temas que interessam ao rádio e à TV brasileiros. Como a comunicação é fundamental em nosso setor, este é mais um serviço que a ABERT presta à radiodifusão do Brasil, com compromisso e responsabilidade”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

     

     

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    A Associação de Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) lançou a campanha #VacinaProtege, que lembra a importância da credibilidade e o alcance do rádio nas ações de imunização, salvando vidas e, consequentemente, estimulando a retomada econômica.

    Composta por depoimentos em áudio de oito autoridades, com duração aproximada de um minuto, além de artes para redes sociais, a campanha pode ser veiculada de forma gratuita pelas emissoras interessadas.

    “É hora de valorizar a capacidade de nosso povo e de nossas entidades e organizações civis e públicas. E ajudar com o que fazemos de melhor: utilidade pública, com atualidade e relevância por meio da comunicação”, afirma a AERP.

    A iniciativa conta com o apoio de parlamentares, empresários, comerciantes e entidades de pesquisa.

    Para acessar o conteúdo, clique AQUI

    *Com informações da AERP

     

     

    campanha aerp

    O consórcio de veículos de imprensa responsável pela apuração de dados referentes ao novo coronavírus lançou, na sexta-feira (29), a campanha “Vacina Sim”. Diante da volta do crescimento no número de casos de COVID-19, o grupo formado pela TV Globo, G1, GloboNews, O GLOBO, Extra, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e UOL decidiu fornecer informações verificadas sobre a doença e dar visibilidade à importância da vacina na imunização de milhões de brasileiros.

    “Nos unimos para garantir que haveria números confiáveis sobre a pandemia e, agora, estamos juntos mais uma vez para vencer a desinformação e mostrar que a vacina é a única alternativa possível", afirma o diretor de conteúdo do UOL, Murilo Garavello.

    “Não há saída para a pandemia fora da vacina. Mais uma vez, cabe ao jornalismo profissional divulgar esta informação vital”, ressalta o diretor de redação do jornal Folha de S.Paulo, Sergio Dávila.

    “Como superar a pandemia sem saber aonde o vírus está chegando, com que força e alcance? O jornalismo profissional preencheu esta lacuna. A campanha de estímulo à vacinação inaugurada agora é um segundo passo natural para o consórcio. Veículos que concorrem entre si unidos para o bem coletivo. Motivar os brasileiros a buscarem a vacina”, explica Ricardo Villela, diretor de Jornalismo da Globo.

    “Além de ser um passo crucial na contenção da Covid, a campanha é um basta às fake news, ao negacionismo, ao obscurantismo, e valoriza a informação, a ciência e a cidadania”, destaca o diretor de Jornalismo do Grupo Estado, João Caminoto.

     

     

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      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

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      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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