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     A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) deram início à segunda fase da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”. A ABERT é uma das organizações apoiadoras da iniciativa.

    As postagens para redes sociais são baseadas nas regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), com exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento de campanhas e peças. As mensagens serão divulgadas até 24 de dezembro.

    A primeira edição da campanha foi iniciada em setembro e contou com o apoio de vinte associações.

    “A intenção é mostrar a importância da publicidade ética e responsável, que reforce, entre outros conceitos, os valores sociais positivos, como amizade, urbanidade, honestidade, justiça, generosidade e respeito a pessoas, animais e ao meio ambiente”, afirma Marici Ferreira, presidente da ABRAL.

    “As normas existentes do CONAR não atrapalham a efetividade da comunicação dos produtos, serviços e marcas, e sim agregam valor a eles. Com isso, o consumidor se sente respeitado”, reforça a presidente da ABA, Sandra Martinelli.

     

     

    aba abral

    Em seminário online promovido pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), na quinta-feira (3), o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinícius Caram, afirmou que a migração da banda C para a banda KU dos canais abertos de TV acessados por antenas parabólicas (TVRO) é a solução mais eficiente em relação ao uso do espectro.

    A solução para a interferência dos serviços 5G nos sinais de TVRO é um dos temas que deverão ser decididos pelo Conselho Diretor da Anatel. Parecer técnico da Agência defende a migração dos canais abertos que hoje operam na banda C para a banda Ku, como propõe a radiodifusão.

    Durante o SET eXPerience, Caram afirmou que outra solução possível, a mitigação da interferência na banda C, pode custar menos, mas é considerada menos eficiente em relação ao uso do espectro. Com a migração, segundo Caram, seriam distribuídos kits de recepção aos domicílios que dependem da recepção por satélite, "permitindo a evolução natural do serviço".

    A engenheira da SET Ana Eliza Faria e Silva destacou que o processo de instalação e sintonia é mais complexo do que o da TV digital terrestre. "Para relembrar, a população de baixa renda seria abarcada na política pública. O processo precisa contemplar a instalação", afirmou.


    Saldo remanescente

    Ainda durante o SET eXPerience, Caram afirmou que a primeira fase de aplicação do saldo remanescente de recursos do leilão da faixa de 700MHz para a conclusão da digitalização da TV será destinada às cidades com 7 mil a 50 mil habitantes. Na segunda fase, com início previsto para maio de 2022, serão contempladas as cidades com menos de 7 mil habitantes.

    Pelas estimativas da ABERT, cerca de 1.700 municípios devem ser contemplados, abrangendo 24,4 milhões de pessoas. Nessas cidades, estão registrados 4,66 milhões de famílias beneficiárias dos programas sociais do governo federal, que receberão kits digitais.

    Segundo o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, na primeira etapa do trabalho, serão recebidos pedidos dos municípios que desejam ser atendidos, para que, na sequência, a Anatel trabalhe na canalização.


    *Com informações de agências

    O Congresso Nacional do Chile aprovou lei que altera a funcionalidade dos aparelhos de telefonia. A partir de agora, todos os celulares comercializados no país deverão ativar o chip que permite a sintonia de emissoras de rádio FM. A medida visa evitar que os consumidores sejam obrigados a utilizar o pacote de dados para ouvir o rádio.

    O presidente da Associação de Radiodifusão do Chile (ARCHI), Eduardo Martínez, declarou a uma emissora local que os fabricantes deverão indicar quais aparelhos possuem chip e quais não possuem. Ele ressalta que as operadores de telefonia do país deverão oferecer benefícios a usuários que queiram mudar o modelo do aparelho para uma versão já equipada com a tecnologia.

    A obrigatoriedade de inserção do chip FM nos celulares fabricados e comercializados no Brasil é uma das principais bandeiras de atuação da ABERT. Para sensibilizar os setores envolvidos para a importância da medida, a Associação lançou, em setembro, a campanha “Smart é ter rádio FM de graça”, composta por quatro spots de 30 segundos cada, banners e dois vídeos também de 30 segundos para as redes sociais.O material continua disponível para as emissoras que desejarem veicular gratuitamente as peças publicitárias.

    Para acessar as peças da campanha, clique AQUI

    O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se mostrou sensível ao tema e, durante almoço realizado pela ABERT com a presença de presidentes de associações estaduais de radiodifusão, em setembro, garantiu que trabalhará para assegurar que a população brasileira tenha acesso a celulares com chip FM desbloqueado o mais rápido possível.

    "Nada mais justo que a gente possa dar, tanto para o setor, mas em primeiro lugar, para o cidadão, o rádio no celular, para que as pessoas não precisem comprar dados nem precisem entrar no 3G ou no 4G”, destacou Faria.

     

     

    chip fm menino bola

    O comunicador e pesquisador em negócios de mídia, José Reinaldo Gomes, foi o convidado do AESP Talks, realizado na quarta-feira (2), sobre a realidade e os dilemas da gestão de mídia. O evento virtual teve condução do radialista Marco Moretto e do presidente da entidade, Rodrigo Neves.

    Segundo Gomes, o mercado precisa reconhecer a força do meio rádio. “É dos mais criativos e já se adaptou às múltiplas plataformas. O ouvinte é pauteiro e o rádio registra forte interação nas cidades”, afirmou.

     O ambiente para essa aproximação é propício, acredita. Apesar de mais volátil e menos fiel aos prestadores de serviço, o cliente está disposto a ouvir propostas inovadoras. Para conquistá-lo, no entanto, não basta ter performance, mas também propósito e posicionamento claro.

    A era de transição digital tem sido desgastante para o segmento, defende Gomes, porque coexistem no mercado profissionais adeptos do olho no olho e também os mais jovens, que preferem o contato virtual. A solução, além de tolerância, é estudar os meios e o público consumidor para se adaptar à nova realidade.

    Equilíbrio será a palavra-chave para conduzir os negócios durante o próximo ano, acredita o entrevistado. Algumas estratégias indicadas são criar uma atmosfera positiva, investigar setores com tendência de crescimento, montar equipes diversas e criativas, além de aceitar mudanças de rota nos planejamentos prévios. “Meios de comunicação regional poderão ter êxito, desde que abracem a novidade, a parceria e a tecnologia “, aconselha.

    Para assistir na íntegra acesse AQUI

     

     

    jose reinaldo aesp

     Veículos associados ao Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) terão novo acesso exclusivo ao Banco de Agências Certificadas, que passou por renovação. A partir de agora, estarão disponíveis mais detalhes sobre agências que possuem Certificação de Qualificação Técnica.

     O acesso às informações será feito via login e senha enviados por e-mail a cada entidade associada. Não-sócios poderão solicitar uma senha de curta duração, para conhecer as vantagens disponíveis.

    Atualmente, o CENP conta com 420 veículos de comunicação associados e 1.100 agências certificadas.

    Para saber mais, clique AQUI

    O arquiteto e diretor de arte Marcelo Araújo, o Jackow, da Caselúdico, empresa responsável pela criação e montagem do Memorial da TV Aberta Brasileira, é o convidado especial do próximo Papo ABERT, que acontece na terça-feira, 1º de dezembro, às 17h.

    No encontro online, Jackow falará sobre as técnicas de modelagem e videografismo utilizadas na exposição virtual da ABERT, que reproduz, em sete salas para visitação, as principais atrações da televisão aberta.

    Com larga experiência em exposições presenciais de grande sucesso de público, como “Castelo Rá-tim-bum”, “Silvio Santos Vem Aí”, “TV Cultura: Entra Que Lá Vem História”, “David Bowie”, “John Lennon”, a Caselúdico desenvolveu, pela primeira vez, uma exposição virtual do porte da apresentada pela ABERT.

    Também participam da conversa o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o pesquisador e curador do Memorial da TV Aberta Brasileira, Elmo Francfort.

     

     

     

    “Parou de ventar? É preciso saber remar”. A declaração é do palestrante internacional com mais de 22 anos de experiência em vendas, Marcelo Ortega. Ele foi o convidado do AESP Talks – Encontro de Profissionais, realizado na quarta-feira (25). Conduzido pelo radialista Marco Moretto, Ortega debateu o tema “Crise ou Oportuniade”, com foco no cenário empresarial pós-pandemia de COVID-19.

    Para o convidado, o vendedor que reproduz discurso pronto está com os dias contados no mercado. A pandemia causada pelo novo coronavírus e a aceleração digital impactarão diretamente o setor, que poderá substituir profissionais com esse perfil por algoritmos ou formas automáticas de compensação de pedidos.


    Ortega acredita que a melhor técnica de vendas é a arte de fazer perguntas inteligentes. “Qual o histórico desse comprador? Por que ele está comprando aquilo? O que mais está comprando? Será que conhece todas as soluções que ofereço? Há novidades no mercado?”, sugere. Segundo ele, o novo cenário pode ser o estopim para a construção de negócios mais criativos, relacionais, afetivos e inteligentes.

    Como sugestões para o setor de radiodifusão, o especialista defende que é importante ultrapassar a argumentação convencional, a ideia pré-concebida de mídia kits, para transmitir uma imagem mais pessoal e aumentar a conexão entre o anunciante e o público, demonstrando a importância de determinado produto ou serviço. “Quando temos pouco tempo para transmitir informação, começo pelo benefício que o produto oferece, apresento-o à audiência, demonstro como se aplica à realidade do consumidor e, para concluir, tento levá-lo a algum lugar, o famoso call-to-action”, ensina.

    Para assistir na íntegra, clique AQUI

     

     

     

    Relator do texto do edital que prevê o leilão das faixas de espectro que serão usadas para a tecnologia 5G no Brasil, o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, afirmou que esta é uma “prioridade máxima do governo”.

    Em entrevista no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira (24), Baigorri confirmou a publicação do edital no início de 2021.

    “Nós da Anatel vamos fazer todas as medidas necessárias para cumprir as políticas públicas do governo federal, sejam as políticas públicas de conectividade previstas nos decretos, quanto a garantia do acesso à radiodifusão pública gratuita nas parabólicas", afirmou.

    A solução para a interferência do 5G nos sinais dos canais de televisão acessados por meio de antenas parabólicas (TVRO) é um dos temas que deverão ser decididos pelo Conselho Diretor da Anatel. Parecer da área técnica da Agência defende a migração dos canais abertos que hoje operam na banda C para a banda Ku, como propõe a radiodifusão.

    Segundo o ministro das Comunicações Fabio Faria, o governo quer que o leilão do 5G aconteça o mais rápido possível. "Está muito bem adiantado. Aqui já fizemos todos os deveres de casa. Estamos bem adiantados. Já temos o relator do texto escolhido, já regulamentamos a lei das antenas, criamos uma lei da liberdade econômica. Agora é cumprir os prazos", afirmou o ministro.


    *Com informações de agências

     

    Já estão disponíveis para download gratuito as cartilhas informativas elaboradas pela ABERT, no formato de FAQ, que esclarecem os principais pontos sobre os serviços de Retransmissão de Televisão (RTV) e de Rádio (RTR), regulamentados pelas portarias 141/2020 e 275/2020, recentemente alteradas pela Portaria nº 1.460/2020.


    Para acessá-las, clique AQUI

    A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) realizou, na quarta-feira (25), mais uma etapa do ciclo de conferência sobre a radiodifusão no século 21. Desta vez, a temática foi a “Convergência e Novos Modelos de Negócio para o Rádio”.

    Os painelistas foram o 1º vice-presidente da AIR e vice-presidente da Rádio Coorporación, de El Salvador, José Luis Saca; a jornalista, editora e diretora da área de Podcasts da Rádio Cooperativa do Chile, Paula Molino; e o diretor de Negócios de Radiodifusão para México e América Latina, Fabián Zamarrón. Coube ao diretor-geral da entidade, Juan Lerena, conduzir a mediação da conversa.

    Segundo Lerena, a audiência do meio segue firme, porém há desafios no horizonte: incorporar cada vez mais novas ferramentas tecnológicas, para se adaptar a novos modelos de negócio. “É preciso garantir que os meios sejam sustentáveis e possam se desenvolver de maneira livre e independente”, afirmou. “Meios mais fortes asseguram democracia e progresso”, complementou José Luís Saca.

    "Não podemos fazer como fazíamos durante décadas; temos que avançar e incorporar essas tecnologias na rotina", defendeu. Atualmente, o consumidor decide o tipo, o tempo, o lugar, a forma e o teor do conteúdo que vai consumir, já que cada um conta com o próprio dispositivo. O importante é que a programação seja interessante, esteja disponível e de fácil acesso. “Será necessário gerar um ecossistema diverso de transmissão. O futuro é oferecer uma rádio multiconectada e usar estatísticas para saber o que quer a audiência”, destacou Saca.

    “Devemos atender às expectativas dos ouvintes para expandir limites. A tecnologia é possibilidade de ver mais de perto essas pessoas que não são apenas uma sombra por trás dos microfones”, afirmou Paula Molino.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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