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    A TV aberta continua liderando o consumo de audiovisual no Brasil. Considerada a preferida entre os brasileiros que veem vídeo dentro de casa, a TV aberta é responsável por 73% da audiência. 

    De acordo com pesquisa da Kantar IBOPE Media realizada nas 15 maiores regiões metropolitanas do país, a maioria dos brasileiros continua consumindo conteúdo em vídeo por meio do tradicional aparelho de TV. O estudo foi realizado a partir de um dispositivo instalado no wi-fi das residências que monitora o que cada pessoa da família consome e qual aparelho é utilizado. 

    Já a programação da TV paga é assistida por 11,8% dos entrevistados, totalizando 84,8% da audiência da chamada TV linear.

    Na medição com todos os aparelhos dentro de casa – celulares, tablets, computadores, por exemplo – o consumo da TV linear (TV aberta e paga) representa 76,3%.

    A ABERT reforça que a veiculação da propaganda partidária gratuita por meio de inserções no rádio e na televisão é obrigatória. A Lei nº 14.291/2022 restabeleceu a obrigatoriedade, regulamentada pela Resolução nº 23.679/22 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Cabe aos partidos a entrega das mídias das inserções para cada emissora.

    A norma estabelece que a propaganda partidária será veiculada apenas por meio de inserções de 30 segundos, no intervalo da programação normal das emissoras, entre 19h30 e 22h30, observado o seguinte:

    - As inserções nacionais serão exibidas exclusivamente nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados; e as inserções estaduais nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras;

    - Em cada emissora, haverá no máximo 10 inserções por dia — o que corresponde a cinco minutos diários — divididas proporcionalmente em três faixas de horário:
    a) 19h30 às 20h30: no máximo três inserções.
    b) 20h30 às 21h30: no máximo três inserções.
    c) 21h30hs às 22h30: no máximo quatro inserções.

    - É vedada a veiculação de inserções sequenciais, devendo ser observado obrigatoriamente o intervalo mínimo de 10 minutos entre cada uma delas.

    De acordo com a resolução, em caso de comprovada impossibilidade de interrupção da programação normal da emissora entre 19h30 e 22h30, como nas hipóteses de transmissão de evento desportivo e cobertura jornalística ao vivo do programa A Voz do Brasil ou de cerimônias religiosas, as emissoras poderão requerer à presidência do tribunal competente a prorrogação do horário de exibição das inserções de propaganda eleitoral até a meia-noite da(s) data(s) indicadas.

    Os radiodifusores devem ficar atentos aos prazos e regras de operacionalização das inserções. Para auxiliar as emissoras, a ABERT preparou um manual com orientações e informações sobre a propaganda partidária – AQUI.

    Doações para São Sebastião: saiba como ajudar

    O município de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, precisa de ajuda e a ABERT faz parte da corrente de solidariedade para auxiliar os moradores da região, fortemente atingida pelos temporais dos últimos dias.

    Há diversos pontos de apoio para entrega de doações, que também podem ser feitas via depósito bancário.

    A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), em parceria com as emissoras paulistas, promoveu uma campanha de arrecadação e doação de alimentos e itens essenciais para a população afetada pela tragédia.

    Participe!

    Saiba como doar:

    Em São Paulo: Depósito do Fundo Social - Avenida Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré, Zona Oeste, das 8h às 17h.

    Estações: Empresas ligadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos como a CPTM, EMTU, Metrô e a Estrada de Ferro Campos do Jordão estão com 193 pontos de arrecadação distribuídos nos terminais e estações. As concessionárias ViaMobilidade e Via Quatro também têm pontos de coletas em todas as estações.

    Depósito:

    - Para doar cestas básicas:
    Conta Bancária
    Banco do Brasil
    Agência nº 1897-X
    Conta corrente nº 19.490-5
    CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98
    Chave Pix:
    CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98

    - Para doar cobertores:
    Conta Bancária
    Banco do Brasil
    Agência nº 1897-X
    Conta corrente nº 19.771-8
    CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98
    Chave Pix:
    Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    - São Sebastião está recebendo doações em dinheiro.
    Banco do Brasil
    Agência: 0715-3
    Conta corrente: 54708-5
    Ou Chave Pix: CNPJ 28.086.952/0001-99

    O Instituto Verdescola também recebe doações. No endereço Av. Marginal, 44 – Praia Barra do Sahy, ou via pix: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    *Com informações do Governo do Estado de São Paulo

    TFF e CFRP

    As emissoras de rádio e TV têm até o dia 31 de março para o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP).

    Cobrada anualmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TFF tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar essa atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.

    Caso fique inadimplente com a Anatel, além do pagamento de alta multa e juros, a emissora estará impedida, por exemplo, de renovar a outorga ou de solicitar alterações técnicas, até a regularização da situação. 

    A emissão dos boletos da TFF e CFRP deve ser feita pela internet AQUI.

    CONDECINE

    Já a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) deve ser recolhida anualmente, também até o dia 31 de março, somente pelas emissoras de TV. Cobrada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Condecine tem a arrecadação destinada ao Fundo Nacional da Cultura (FNC) e ao Fundo Setorial do Audiovisual.

    A emissão dos boletos da Condecine também deve ser feita pela internet AQUI.

    Para outras informações, favor entrar em contato pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2104-4600.

    Palestras e oficinas gratuitas promovidas pela AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão) oferecerão capacitação aos profissionais das emissoras associadas, durante o 17º Encontro Regional, em Teófilo Otoni (MG). O encontro será no dia 18 de março, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, das 8h30 às 17h.

    As inscrições podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/evento/17-encontro-regional-teofilo-otoni/1857241

    A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) já divulgaram as datas de seus encontros estaduais para este ano.

    O 26º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão acontecerá em Canela (RS) entre os dias 24 e 26 de outubro. As informações completas sobre o evento serão divulgadas em breve, mas, em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ligar para (51) 3212-2200.

    Já o Congresso Paranaense de Rádio e TV será realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 20 a 22 de novembro. A programação completa será lançada nos próximos meses, mas a Associação pede que os interessados reservem as datas desde já.

    Dois processos que pedem a responsabilização das redes sociais pela publicação de conteúdos criminosos postados por seus usuários nos Estados Unidos estão sendo analisados pela Suprema Corte americana e poderão mudar a lei de internet no país. As decisões da justiça americana deverão ser anunciadas em junho.

    Um dos processos foi aberto por parentes norte-americanos de um jordaniano morto em um massacre em Istambul, na Turquia, em janeiro de 2017. Os familiares acusam o Twitter de ajudar o grupo Estado Islâmico, autor do ataque, ao não policiar o conteúdo publicado pela plataforma e promover o terrorismo.

    Em outro caso, o pai de uma das vítimas fatais do ataque do Estado Islâmico em Paris, em 2015, alega que o Google foi parcialmente responsável pela morte de sua filha por promover vídeos do grupo terrorista no YouTube.

    Assim como várias outras plataformas digitais, o YouTube usaria algoritmos para sugerir vídeos similares aos usuários, nas chamadas "recomendações dirigidas", que visam gerar maior engajamento dos usuários e mais receitas publicitárias. De acordo com o processo em análise, ao usar esse recurso, a plataforma promoveria o recrutamento de terroristas e os incitaria a realizar ataques, em violação à Lei Antiterrorismo dos EUA.

    Atualmente, essas empresas se valem da chamada Seção 230, que faz parte da Lei de Decência nas Comunicações (Communications Decency Act), aprovada em 1996 – quando as redes sociais ainda não existiam – e que rege as comunicações nos EUA e isenta as plataformas de internet da responsabilidade sobre o que é publicado por terceiros.

    A Seção 230 também prevê proteção legal às plataformas para moderar o que é postado por usuários em alguns casos, como conteúdo pirateado, pornográfico ou que desrespeite uma lei federal.

    A abrangência da Seção 230 vem sendo questionada nos últimos anos, com a escalada dos discursos de ódio na internet, por exemplo.

    O plenário do Supremo Tribunal Federal concluiu, na quinta-feira (23), o julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade 51 (ADC 51), que discute a validade de um acordo de cooperação internacional assinado entre o Brasil e os Estados Unidos para o compartilhamento de dados de usuários armazenados por empresas multinacionais de tecnologia.

    No entendimento dos ministros do STF, as autoridades brasileiras poderão solicitar dados de comunicações eletrônicas diretamente a provedores de internet com sede no exterior que atuam no país.

    A decisão confirma a lógica de que as empresas estrangeiras em atuação no Brasil devem respeitar e cumprir as leis e decisões judiciais brasileiras.

    Na qualidade de parte interessada, a ABERT defendeu a aplicação de leis federais vigentes no ordenamento jurídico brasileiro, que permitem a requisição de dados pelas autoridades, sem prejuízo da aplicação complementar de tratados e mecanismos de cooperação internacionais.

    De acordo com voto do ministro Alexandre de Moraes, as plataformas não devem ter “nem mais, nem menos” responsabilidades que a mídia tradicional. Já o ministro Gilmar Mendes destacou que atual decisão, assim como outras ações relativas às plataformas digitais, deve cooperar nas discussões que estão sendo feitas no Congresso Nacional, a exemplo do PL das Fake News.

    A definição de políticas públicas de radiodifusão, incluindo o desligamento da TV analógica e a próxima geração, a TV 3.0, e a modernização do marco legal, estarão na pauta do Ministério das Comunicações, segundo o ministro Juscelino Filho.

    Durante o Seminário de Políticas de Telecomunicações promovido pelo Teletime em parceria com o Centro de Políticas, Direito, Economia, Tecnologia e Comunicações (CCOM) da Universidade de Brasília, na quarta-feira (15), o ministro disse ainda que a reformulação da Lei do Acesso Condicionado (SeAC) também estará no foco dos primeiros 100 dias do governo Lula.

    “Vamos retomar iniciativas do Ministério para atualizar a legislação do SeAC, modernizando e desregulamentando o setor audiovisual”, disse.

    De acordo com Juscelino Filho, uma nova portaria da TV 3.0 será lançada com as diretrizes públicas nesse período da administração Lula.

    Após o sucesso do Seminário de Radiodifusão que ocorreu na segunda-feira (13), em Lisboa (Portugal), a Espanha deverá sediar um novo evento internacional promovido pela ABERT. Na tarde de quarta-feira (15), em Madri, o presidente Flávio Lara Resende esteve com o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, e com o conselheiro Flávio Bettarello, para tratar do assunto.

    A versão espanhola terá os mesmos moldes do seminário luso-brasileiro e reunirá radiodifusores, investidores e consultores em outubro deste ano. Na pauta, painéis e debates sobre temas setoriais comuns aos dois países.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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