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    O plenário do Senado Federal aprovou, na quarta-feira (27), a Medida Provisória nº 1077/21, que institui o ‘Programa Internet Brasil’, que promove o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

    A MP 1077 dispõe ainda sobre as renovações de outorgas intempestivas, determinando que o Ministério das Comunicações analise regularmente os pedidos apresentados fora do prazo, e permite que as emissoras que não solicitaram suas renovações encaminhem o pedido em até 90 dias.

    O texto aprovado pelo Senado também dispensa a necessidade de garantias para o pagamento parcelado do preço público das outorgas, alteração de características técnicas e migração AM/FM, além de determinar que quaisquer alterações na legislação que definam infrações e sanções somente sejam aplicadas no caso de mais benéficas ao radiodifusor. 

    A MP segue agora para a sanção ou veto presidencial. 

     

     

     

     

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, convidou o novo presidente da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt, para o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, em Brasília. 

    No domingo (24), Lara Resende participou da reunião promovida pela AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), que teve também a presença do presidente da entidade, Eugenio Sosa Mendoza, de representantes da radiodifusão das três Américas e do senador e ex-presidente da NAB, Gordon Smith.

    O senador americano, um dos principais palestrantes da última edição do Congresso da ABERT, em 2018, estimulou a ida de LeGeyt ao evento. “Foi uma grande oportunidade para conhecer a realidade da radiodifusão brasileira”, afirmou Smith. Em resposta, LeGeyt garantiu que, em breve, a participação no Congresso da ABERT será uma prioridade.

    A reunião no Centro de Convenções de Las Vegas (EUA) foi o primeiro encontro com as novas autoridades da NAB, anfitriã da NABShow, considerada a maior feira mundial de tecnologia, entretenimento, rádio e TV.

     

     

    Brasileiros participam de almoço oferecido pela ABERT durante NABShow 2022

    Representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), parlamentares e presidentes de associações estaduais de

    radiodifusão prestigiaram o almoço oferecido pela ABERT, na segunda-feira (25), no restaurante Joe’s, do Caesars Palace Hotel, em Las Vegas (EUA).

    Na saudação aos convidados, o presidente da ABERT Flávio Lara Resende destacou a relevância de acompanhar os debates sobre as inovações tecnológicas para o rádio e a TV que acontecem nos painéis da NABShow,

    considerada a maior feira mundial de produtos e serviços para rádio, TV, entretenimento e tecnologia.

     

     

    O almoço da ABERT contou ainda com a presença dos conselheiros da Associação, Roberto Franco, Carlos Amaral e Ricardo Zovico, do diretor do Departamento de Outorga e Pós-Outorga do MCom, William Zambelli, do

    superintendente da Anatel, Vinicius Caram, do assessor da Superintendência de Fiscalização da Anatel, Rodrigo Gebrim, do assessor de gabinete do conselheiro Moisés Moreira, Martim Jales Hon, e da assessora da Anatel,

    Gisleia Silva. As associações estaduais estiveram representadas pelos presidentes Rodrigo Neves (AESP) e Silvano Silva (ACAERT). 

     

    Já o ex-presidente da AERJ, Daruiz Paranhos, representou a associação do Rio de Janeiro e a superintendente da AERP, Ticiane Pfeiffer, a associação paranaense. Também prestigiaram o encontro, o vice-presidente da

    SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), Olímpio José Franco, a representante do Consulado dos EUA, Patrícia Marega, o deputado federal David Soares (União/SP), o presidente da AIR (Associação

    Internacional de Radiodifusão), Eugenio Sosa Mendoza, o diretor geral Juan Andrés Lerena, além de radiodifusores brasileiros e das três Américas.

     

    NABShow mantém tradição de principal feira mundial de radiodifusão

    Após dois anos de adiamentos do evento presencial por causa da pandemia de COVID-19, mais de 52 mil pessoas prestigiaram a NABShow 2022, entre os dias 23 e 27 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas, nos Estados Unidos, mantendo a tradição de maior feira mundial de equipamentos e serviços para as áreas de tecnologia, rádio, TV e entretenimento.

    Apesar de o público presente ser menor que o dos anos pré-pandemia, radiodifusores e profissionais do rádio e da TV de mais de 150 países participaram do evento que reuniu um total de 1958 expositores, com 674 novos representantes de marcas e produtos. 

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, presidentes de associações estaduais, representantes do Ministério das Comunicações (MCom), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e profissionais brasileiros da radiodifusão participaram da NABShow 2022.

    Na abertura do evento, o presidente da NAB (Associação Nacional de Radiodifusores, na tradução em inglês) Curtis LeGeyt lembrou os reflexos da pandemia no setor e comemorou a volta do encontro presencial.

    "Welcome to NABShow! (Bem vindos à NABShow!) Três palavras que levei três anos para dizer", afirmou, emocionado. 

    “A radiodifusão é muito mais que tecnologia. Não existe nenhum outro meio que conecta e informa do jeito que fazemos. Nossa próxima geração de tecnologia não inclui apenas uma nova revolução de radiodifusão, mas também outros métodos de envio de conteúdo: 5G, streaming ou vídeo. Também estou empolgado com a evolução do rádio. O rádio no carro é uma experiência única ao dirigir e proporciona uma boa relação entre o ouvinte e o radiodifusor”, disse LeGeyt.

    A abertura teve ainda uma homenagem à Ucrânia, fortemente bombardeada pela Rússia, e ao ex-presidente da NAB, Gordon Smith, que deixou a direção da associação americana após 14 anos.

    Em mensagens gravadas, os ex-presidentes dos EUA, Barack Obama e Bill Clinton, e o atual, Joe Biden, ressaltaram a relevância do rádio e da TV na vida do povo americano e defenderam a permanente liberdade de imprensa e de expressão.

     

     

    Representantes do MCom, Anatel, da AIR (Associação Internacional de Radiodifusão), parlamentares e presidentes de associações estaduais prestigiaram o almoço oferecido pela ABERT durante o NABShow 2022, no restaurante Joe’s, em Las Vegas (EUA).

    Considerado um dos maiores eventos do setor de radiodifusão do mundo, o NABShow reúne delegações de diversos países. No encontro promovido pela ABERT, o presidente Flávio Lara Resende destacou a importância de acompanhar os debates sobre as inovações tecnológicas para o rádio e a TV.

    Representando o MCom, o secretário de Radiodifusão Maximiliano Martinhão falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Ministério para desburocratizar os processos do setor e a importância da radiodifusão brasileira.

    Também os conselheiros da Anatel, Moisés Moreira e Emamnoel Campelo ressaltaram a relevância dos serviços prestados pelo rádio e a TV no Brasil.

     

     

    Foi na Rádio Cultura (SP) que o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, seriado televisivo de sucesso, teve sua estreia. Em 1939, ainda sob o nome de “Sítio da Dona Benta”, a obra de Monteiro Lobato tinha a atriz Sagramor de Scuvero no papel da avó que contava as histórias para os netos Narizinho e Pedrinho, e imortalizou personagens como a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, tia Nastácia, tio Barnabé...

    Foi a primeira de muitas adaptações do Sítio, que passou pela TV Tupi, em 1952, com o casal Tatiana Belinky e Júlio Gouveia, amigos do escritor. Ao longo de décadas, outras versões foram apresentadas nas TVs Cultura, Band, Globo e SBT.

    Reconhecido como um dos maiores escritores infantis do país, Monteiro Lobato ganhou uma data em sua homenagem. Em 18 de abril, Dia da Literatura Infantil, o Brasil lembra o nascimento do criador de Jeca Tatu, caipira ingênuo que, no rádio, virou garoto-propaganda do famoso Biotônico Fontoura. Desnutrido, o homem simples precisava de um fortificante! 

    Dois dias antes de morrer, em 1948, na última entrevista para o jovem repórter Murillo Antunes Alves, da Rádio Record, Monteiro Lobato confessou que gostaria de ter escrito mais para crianças: “Eu perdi tempo escrevendo para gente grande, que é coisa que não vale a pena”, disse ele.

    De uma coisa Monteiro Lobato pode ter certeza: também pelo rádio, ele fez aflorar nas crianças a paixão pela literatura.

     

    Treinar e desenvolver a liderança de profissionais da comunicação nas várias plataformas digitais. Esse foi o tema da palestra do fundador e diretor da "Next Generation Radio" da NPR, Doug Mitchell, durante a sessão do programa Acelerando a Transformação Digital, na quarta-feira (20).

    O jornalista compartilhou dicas e apresentou algumas ferramentas utilizadas para gestão de projetos que podem ser aplicadas na produção de áudio e na edição de conteúdos visuais.

    “É importante frisar que ao escrever um conteúdo para plataformas digitais, o profissional vai atingir um público alvo diferente das mídias tradicionais. Por isso, é fundamental que o jornalista transmita corretamente uma informação. Isso vale para que as empresas conheçam a personalidade das pessoas que desejam incluir em suas equipes”, ressaltou.

    De acordo com Doug, os erros mais comuns cometidos pelos profissionais de imprensa no âmbito virtual são a desorganização no momento de executar um projeto, a falha na comunicação das empresas com suas equipes e a dificuldade em seguir as diretrizes.

    “Absorver informações, reservar um tempo para o trabalho, comunicar sempre, adaptação com o ambiente digital e estar sempre atualizado, são habilidades consideradas essenciais para a contratação de um profissional e desenvolver um bom trabalho”, pontuou o executivo.

    Sobre o Acelerando a Transformação Digital

    O programa Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram.Toda a programação pode ser acompanhada pelas redes sociais da ABERT.

    Uma nova plataforma oferece treinamentos, apresentações e documentos de pesquisa aos profissionais de comunicação interessados no crescimento de sua marca pessoal.

    No “Centro de Recursos e Programas para Jornalistas”, a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, disponibiliza ainda recursos que ajudarão a aproveitar ao máximo as plataformas de mídias sociais.

    Ao se inscrever pelo site https://bit.ly/3NsZmrN, o profissional vai poder acompanhar histórias de sucesso, novidades e suporte relacionado a diferentes temas.

    Já estão abertas as inscrições para o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, considerado um dos eventos de radiodifusão mais importantes do sul brasileiro.

    O evento reunirá, de 22 a 24 de maio, no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul), empresários e profissionais do rádio e da TV de todo o país, que debaterão as tendências do setor.

    O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, confirmou presença na abertura do congresso, que contará ainda com representantes do Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM), além de autoridades locais e presidentes de associações estaduais.

    Personalidades do setor receberão comendas da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) pela dedicação e serviços prestados à radiodifusão de Santa Catarina.

    Na Feira de Serviços e Produtos da Radiodifusão, os expositores apresentarão lançamentos e novidades para o setor. A programação completa e as inscrições estão em http://congressoacaert.com.br/

    A TV continua tendo a preferência dos brasileiros e, com a pandemia, se transformou no principal meio de informação.

    Os dados estão na 9ª edição do Data Stories, pesquisa da Kantar IBOPE Media, que traz o cenário e novas perspectivas sobre temas e tendências importantes relacionados à audiência, publicidade, planejamento de mídia e comportamento do consumidor.

    Segundo o estudo, 78% do tempo que as pessoas entre 35 e 49 anos passam consumindo vídeos em casa é dedicado à TV linear, que contempla as emissoras de TV aberta e fechada. O aparelho de TV domina o cenário, com 92% da preferência dos brasileiros.

    A ABERT representará a radiodifusão brasileira em mais uma rodada preparatória para a Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT (União Internacional de Telecomunicações), que acontecerá em 2023, nos Emirados Árabes.

    Entre os dias 25 e 29 de abril, a 39ª Reunião da Comissão Técnica Permanente II:Radiocomunicações (CCP II), da CITEL (Comissão Interamericana de Telecomunicações),discutirá pontos como medidas de proteção de estações do serviço móvel aeronáutico e marítimo; identificação das faixas de frequência para Telecomunicações Móveis Internacionais (IMT) e a revisão do uso do espectro e as necessidades de espectro dos serviços existentes na faixa de frequência 470 – 960 MHz na Europa e África.

    As conferências mundiais de radiocomunicações da UIT acontecem a cada três ou quatro anos para atualizar o Regulamento de Radiocomunicações. Os resultados das reuniões constituem um Tratado Internacional que, após ratificação pelo Congresso Nacional e promulgação pelo presidente da República, passa a ter implementação compulsória.

    A conferência de 2023 definirá a agenda de 2027 e estabelecerá as bases para 2031. Nas duas agendas, um dos temas mais polêmicos será o uso da faixa de 470 – 698 MHz, segmento de UHF utilizado pela TV aberta e bastante disputado pela banda larga sem fio.

    “No rigor das regras da UIT, a conferência de 2023 não deverá discutir a faixa de UHF nas Regiões 2 e 3,mas existem fundadas preocupações sobre uma repetição do que aconteceu na conferência de 2012, quando, em um cenário similar ao atual, foram ignoradas formalidades da agenda e houve deliberação sobre a faixa alta de UHF na Região 1, apesar de não constar na agenda. Evitar esse desrespeito perigoso à agenda é uma de nossas preocupações”, afirma o diretor de TV da ABERT, Paulo Ricardo Balduino.

    Segundo ele, outro importante tema é a pressão da banda larga sem fio em relação aos usuários do espectro. “O tema diz respeito ao volume de espectro que permanece ocioso e sem estudo algum que o justifique. Esta é uma denúncia antiga da ABERT, agora reforçada por relatórios e artigos de várias outras organizações. As indicações são de que uma utilização eficiente das faixas já atribuídas para o IMT tornaria sem sentido essa escalada da banda larga sobre o espectro como um todo. Sobre esse assunto, ainda temos que definir com a administração brasileira a melhor forma de agir”, alerta o diretor de TV da ABERT.

    Além de Balduino, participarão da reunião da CITEL pela ABERT, o diretor de Tecnologia, Luiz Carlos Abrahão, e a engenheira do Grupo Globo, Ana Eliza. O também engenheiro do Grupo Globo, Luiz Fausto, integrará a delegação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

     

    Os desafios do desenvolvimento em meio às transformações impostas pela revolução digital e os desafios gerais e transversais da regulação estatal foram alguns dos temas em debate durante o Fórum Integração Brasil Europa (FIBE), que aconteceu entre os dias 18 e 21, em Lisboa (Portugal).

    Convidado para participar da mesa-redonda sobre telecomunicações, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, destacou que a abordagem sobre o futuro da regulação estatal é tema de interesse permanente da radiodifusão e da agenda setorial.

    “A radiodifusão é um mercado heterogêneo, extremamente regulado, capilarizado e com uma peculiaridade em relação às demais atividades econômicas reguladas pelo Estado: é o único serviço concedido ao setor privado que não é remunerado por preços ou tarifas; ele é 100% gratuito à sociedade. Trata-se de um setor que tem enfrentado grandes desafios de natureza concorrencial, especialmente no seu pilar audiovisual, diante do novo cenário de consumo de mídia ocasionado pela convergência tecnológica e o advento dos novos agentes de mercado”, afirmou.

    Lara Resende defendeu ainda a aplicação de regras isonômicas entre os diversos agentes que atuam no mercado de mídia."No mundo digital, as empresas provedoras desses serviços passaram a deter o controle sobre a distribuição de boa parte do conteúdo, principalmente audiovisual, consumido globalmente, tornando-se poderosas empresas de mídia. Atuam, portanto, no mesmo mercado de dois lados em que as empresas de comunicação social atuam: de um lado, a oferta de informações e de entretenimento ao público e, do outro lado, a venda de espaços publicitários a anunciantes. Ou seja, têm o mesmo produto que temos e se financiam no mesmo mercado, mas não se submetem à similaridade de regras, como, por exemplo, a responsabilidade civil e editorial”, lembrou o presidente da ABERT.

    Autoridades judiciais e reguladoras, professores e especialistas brasileiros e portugueses e de organismos internacionais participaram dos painéis.

    Na abertura do evento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Consultivo do FIBE, Gilmar Mendes, afirmou que o Brasil teve bons exemplos de regulação estatal durante o período de pandemia e citou o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
     

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