Notícias

    Até a próxima sexta-feira (10), as emissoras de rádio e TV poderão se inscrever para mais uma categoria do "Programa Acelerando a Transformação Digital", desta vez com foco em educação midiática e combate à desinformação.

    Organizações, empresas e veículos de comunicação que participaram das fases de treinamento realizadas nos últimos meses em parceria com associações de mídia do Brasil (ABERT, AJOR, ANER e ANJ) podem aplicar seus projetos para concorrer a 12 horas de mentoria e apoio financeiro de até US$ 15,000.

    A iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ), em parceria com o Meta Journalism Project, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, tem como objetivo apoiar as organizações jornalísticas no desenvolvimento de projetos ou produtos digitais focados na luta contra a desinformação, tais como combate às fake news, verificação de fatos e alfabetização sobre mídia digital, em especial os que envolvam a manutenção ou o desenvolvimento de audiências jovens.

    Para a inscrição, os participantes devem atender a alguns requisitos, descritos no site do ICFJ, incluindo a participação de 75% da fase de treinamento em qualquer uma das edições anteriores do programa.

    É permitida a inscrição de apenas um projeto por empresa (AQUI).

    A série de programas “Acelerando a Transformação Digital” tem por finalidade ajudar as organizações de notícias, de todos os tamanhos e regiões do país, a promover a transformação digital, construir modelos de negócios sustentáveis, dentro e fora do Facebook, desenvolver novos públicos e fortalecer sua cobertura em todo o país.

    A Associação Mineira de Rádio e TV (AMIRT) lançará, no sábado (4), o podcast especial “100 anos do rádio no Brasil”. O conteúdo faz parte da série de ações da AMIRT em comemoração ao centenário das transmissões radiofônicas no Brasil. 

    Neste primeiro episódio, o entrevistado é o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende. O bate papo aconteceu nos estúdios da AMIRT, em Belo Horizonte (MG), e abordou as homenagens da ABERT ao rádio, um panorama geral da radiodifusão no Brasil, novos formatos e as perspectivas do mercado brasileiro.

    Produtores de conteúdo, radialistas, locutores e referências do mercado publicitário local e nacional participarão dos 17 episódios, que serão publicados sempre aos sábados no portal da associação e nos sites de emissoras associadas em Minas Gerais.

     

    O engenheiro Rodrigo Cruz Gebrim assumirá a Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a partir do dia 27 de junho, em substituição a Agostinho Linhares.

    Atual assessor na Superintendência de Fiscalização da Anatel, Gebrim já ocupou os cargos de diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações, de

    coordenador de Radiodifusão Comunitária e de coordenador-geral de Radiodifusão Educativa e Consignações da União da SERAD.

    Já o gerente de Fiscalização da Anatel, Hermano Barros Tercius, será o novo superintendente de Fiscalização. Ele substitui Wilson Diniz Wellisch, nomeado para a Diretoria do Departamento de Política Setorial da Secretaria de Telecomunicações do

    Ministério das Comunicações (MCom).

    Engenheiro eletricista e mestre em Engenharia de Telecomunicações, Tercius é servidor de carreira da Anatel desde 2005, onde ocupou os cargos de gerente regional da Bahia e de Sergipe, gerente de Suporte à Fiscalização e assessor no Conselho Diretor.

    Wellisch também é servidor de carreira da Anatel, onde foi superintendente de Fiscalização e assumiu interinamente a presidência da Agência até a nomeação de Carlos Baigorri para o cargo.

    As mudanças foram publicadas em portarias da Anatel e do MCom na quinta-feira (2).

    Deslizamentos de terra, enchentes, casas e moradores soterrados são o triste resultado das fortes chuvas que há dias castigam as cidades pernambucanas.

    Para orientar a população e prestar solidariedade às famílias desabrigadas, as emissoras de rádio e TV locais alteraram a programação com informações atualizadas sobre a calamidade que atinge o estado.

    Por meio dos canais de notícias, boletins sobre meteorologia, bairros alagados e estabelecimentos onde doações de roupa e alimentos podem ser feitas ajudam os mais de cinco mil desabrigados em dezenas de municípios que estão em situação de

    emergência.

    A Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (ASSERPE) está empenhada na divulgação das iniciativas das emissoras.

    “O povo pernambucano é muito solidário e confia nas emissoras de rádio e TV, ainda mais nesse momento. Esses gestos facilitam e encurtam a distância entre quem quer doar e as vítimas dessa tragédia sem precedentes. Nos momentos cruciais da

    sociedade, a radiodifusão está sempre presente, cumprindo seu papel com mais força e superação”, ressalta o presidente da ASSERPE, Nill Júnior.

    Campanhas de solidariedade percorrem todo o estado Além da prestação de serviço e repasse de informações, emissoras associadas da ASSERPE lançaram uma campanha para a arrecadação de donativos, alimentos não perecíveis, produtos de

    higiene pessoal, água mineral e agasalhos. A entrega poderá ser feita na sede das emissoras, em horário comercial.

     

    Corrente de solidariedade

    Pernambuco está precisando de nossa ajuda e a ABERT está nessa corrente de solidariedade.

    Você pode ajudar doando roupas, sapatos, cobertores, toalhas, roupas de cama, alimentos, água, fraldas... toda doação será bem-vinda, pois mostrará a essas pessoas que ninguém está sozinho.

    Entre no site https://abert.org.br/solidariedade e doe essa esperança!

     

     

     

    Para facilitar a compreensão e apuração do valor da compensação fiscal eleitoral que as emissoras de rádio e televisão têm direito pela cessão gratuita de horários da programação, a ABERT disponibiliza uma cartilha com instruções e exemplos que servem de apoio para a área contábil das empresas.

    A compensação fiscal ocorre pela divulgação dos seguintes conteúdos:

    • propaganda eleitoral;

    • propaganda partidária;

    • propaganda gratuita de plebiscitos e referendos;

    • comunicados, instruções e outras requisições da Justiça Eleitoral, relativos aos programas partidários e eleitorais.

    A atualização da cartilha teve como foco a possibilidade da compensação fiscal da propaganda partidária, que voltou a ser veiculada em 2022. O cálculo continuará a ser feito de acordo com a metodologia já utilizada pelas emissoras, definida no art. 99 da Lei nº 9.504/97 e no Decreto nº 7.791/12.

    A cartilha está dividida em duas partes: a primeira é destinada para as emissoras que recolhem tributos pelo lucro real e presumido; a segunda parte, para as emissoras de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional.

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, ressalta que “apesar de não representar ressarcimento financeiro, o mecanismo da compensação fiscal pela cessão de espaço gratuito na programação é indispensável para as emissoras, pois atenua o impacto negativo com a queda de audiência, perdas de receitas publicitárias e os custos operacionais impostos durante a veiculação da propaganda partidária”.

    Acesse a cartilha AQUI.

     

     

    Grandes nomes marcaram as transmissões automobilísticas pelo rádio, como Claudio Carsughi, Domingos Piedade, Galvão Bueno e... o "Barão" Wilson Fittipaldi (1920-2013).

    Pai do bicampeão brasileiro de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, e do também ex-piloto da categoria Wilsinho, Barão (foto) foi um dos pioneiros nas pistas e na locução radiofônica do gênero, em várias modalidades.

    Só de Fórmula 1, Barão narrou, pela Jovem Pan, as corridas de 1948 a 1985. Foram vitórias históricas, como a de Chico Landi (Bari, 1948), primeiro brasileiro a ganhar uma prova. Viu a construção do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), idealizou as Mil Milhas Brasileiras e criou a Confederação Brasileira de Automobilismo.

    Apesar da imparcialidade nos microfones, em 1972, Barão não conteve a emoção ao narrar a vitória mundial de Emerson, em Monza (Itália). Vibrou até quase perder a voz. Foi de pai a avô orgulhoso, com o sucesso de Christian. Só não pode acompanhar os bisnetos Pietro e Enzo nas pistas.

    Barão, a nobreza do automobilismo.

    Nesta quarta-feira (1º), o Clube + ABERT sorteou uma Cafeteira Nespresso Essenza Mini para as emissoras associadas!

    A vencedora foi a RADIO CHARRUA FM LTDA, Uruguaiana (RS).

    Link do resultado, aqui: https://www.sorteiogo.com/pt/r/4e6VQN .

    Parabéns!!!

    Os melhores produtos e serviços para você e sua emissora estão no Clube + ABERT! Faça seu cadastro pelo site https://clubemais.abert.org.br/login ou baixe o app!

    Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2104-4600. 

    Hoje é o Dia Nacional da Imprensa, uma aliada da democracia.

    Parabéns à imprensa brasileira pela missão de levar à população informações de interesse público, essenciais ao senso crítico e à formação de opinião.

    Parabéns a todos os profissionais que trabalham em busca da verdade e do bem público!

    ABERT, por uma imprensa livre, plural e independente. ?????

     

     

    Foi sancionada, nesta quarta-feira (1°), a Lei nº 14.356, que dispõe sobre gastos dos órgãos públicos com publicidade no primeiro semestre do ano de eleição e autoriza a publicidade institucional de enfrentamento à pandemia no período eleitoral.

    A nova lei avança em assuntos importantes para o mercado publicitário, como, por exemplo, ao corrigir uma distorção nos limites de gastos públicos com publicidade em ano eleitoral. A partir de agora, o teto de despesas será calculado com base nos três últimos anos anteriores à eleição, e não mais pela média dos gastos dos primeiros semestres dos três anos.

    Com a mudança na legislação eleitoral, o período para o cálculo da média de gastos públicos com publicidade é ampliado, sem implicar em aumento de despesas.

    Outra importante mudança é a autorização de publicidade institucional de atos e campanhas públicas destinadas exclusivamente ao combate à pandemia de COVID-19 durante todo o período eleitoral, o que permite a manutenção de campanhas de vacinação e a divulgação de informações sobre a crise sanitária ao longo de 2022.

    "A sanção sem vetos foi um acerto do governo federal, pois a norma defende o cidadão ao garantir a continuidade de divulgação de relevantes informações públicas necessárias ao combate da pandemia", afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    Em caso de dúvidas, a equipe jurídica da ABERT está à disposição dos associados pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2104.4604.

    A íntegra da Lei pode ser acessada aqui

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar