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    O plenário do Senado aprovou, na quinta-feira (7), os nomes de Carlos Baigorri e Artur Coimbra para o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Baigorri, que já é conselheiro, assumirá a presidência da Anatel, cargo vago desde novembro de 2021, com o término do mandato de Leonardo Euler de Morais.

    Os indicados deverão esperar a nomeação ser publicada no Diário Oficial da União. Economista, Carlos Baigorri é servidor de carreira da Anatel desde 2009, onde foi chefe da Assessoria Técnica, superintendente de Controle de Obrigações, superintendente de Competição e superintendente-executivo.

    Já o advogado Artur Coimbra de Oliveira atuou na Anatel e no Ministério das Comunicações. Foi diretor de banda larga e atualmente é secretário de Telecomunicações e ouvidor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

    A ABERT informou que, a partir de maio, as mensalidades das emissoras de rádio e TV associadas serão reajustadas em 5%. Em setembro, ocorrerá novo reajuste de 5%.

    O reajuste, definido pelo Conselho Superior da ABERT em reunião realizada na segunda-feira (4), é o primeiro após três anos, quando a ABERT deixou de atualizar os valores, especialmente por causa da crise econômica ocasionada pela COVID-19, com efeitos negativos que impactaram fortemente todas as atividades empresariais.

    “Nesses tempos difíceis, em respeito às emissoras que representa, a ABERT cortou despesas, reduziu gastos e concedeu diversos descontos nas mensalidades, na tentativa de atenuar os impactos e adequar o seu orçamento ao novo momento. Ainda assim, nossa Associação manteve a excelência na prestação de serviços, com o incremento de novos produtos”, afirma o comunicado.

    O último reajuste na contribuição foi aplicado em março de 2019. No período de abril de 2019 a abril de 2022, a variação do IPCA do IBGE apurada foi superior a 20%. “A ABERT espera que o cenário nacional consiga em breve retomar o crescimento e as atividades do setor de radiodifusão possam voltar a uma rotina próspera e de investimentos”, conclui.

    As emissoras de rádio e TV de Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e Tocantins também estão autorizadas a prorrogar a exibição das inserções estaduais de propaganda partidária até a meia-noite.

    De acordo com os tribunais regionais eleitorais (TREs) desses estados, a prorrogação das inserções estaduais está autorizada às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos de impossibilidade de interrupção da programação em virtude de veiculação do programa a “Voz do Brasil”, de eventos desportivos ao vivo e de eventos religiosos, devendo ser observados os demais requisitos impostos pela Resolução TSE nº 23.679/2022.

    Com as novas autorizações, até o momento, a prorrogação já está valendo em 18 estados: SP, RJ, PR, RS, GO, DF, SC, MG, BA, CE, MA, PA, PE, SE, MS, PB, RN e TO.

    A autorização dos TREs é uma resposta ao pedido conjunto da ABERT com as associações estaduais de radiodifusão.

    “Pedidos semelhantes foram encaminhados aos tribunais eleitorais de todos os estados do país. Aguardamos novas decisões para as unidades da Federação que ainda não tiveram autorização dos TREs”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também já havia autorizado a prorrogação até meia-noite da exibição das inserções nacionais, veiculadas às terças, quintas e sábados.

    Para a íntegra das decisões de cada TRE clique abaixo:

    TRE/TO
    TRE/MS
    TRE/RN
    TRE/PA

     

    O jornalista Craig Duff é o convidado da próxima sessão exclusiva do programa Acelerando a Transformação Digital – Rádio e TV, que acontece na quinta-feira (14), às 14h. Será o segundo encontro restrito aos associados da ABERT.

    No painel “Produção e Distribuição em Redes Sociais”, o premiado videojornalista e diretor de documentários de TV, especializado em projetos multimídia para plataformas digitais, falará sobre a experiência profissional em revistas como a TIME, que rendeu a Duff e sua equipe o prêmio Emmy pelas novas abordagens na programação de notícias para uma série sobre as histórias que envolviam várias fotografias icônicas.

    O programa Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT com o ICFJ (International Center for Journalists) e a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram. Toda a programação pode ser acompanhada pelas redes sociais da ABERT.

     

     

    Flávio Lara Resende – presidente da ABERT

    “Em 2022, o rádio completa cem anos da primeira transmissão no Brasil, que foi feita aqui no Rio de Janeiro. Na época, o presidente Epitácio Pessoa pediu à família Guille que construísse o Copacabana Palace em comemoração aos cem anos da Independência do Brasil. Por este motivo, escolhemos esse lugar emblemático para a realização do evento. O rádio tem uma importância fundamental na vida das pessoas. Esse meio de comunicação mostrou ainda mais a sua eficácia durante a pandemia. O rádio chega a todos os cantos desse vasto país, e às vezes é a única fonte de informação, de entretenimento para muitas pessoas. Muita gente dizia, há dez, oito anos atrás, que o rádio ia acabar, e o rádio não só não acabou como ele se reinventou, mesmo com a chegada de várias plataformas tão modernas”.

     

    Cláudio Castro – governador do Rio de Janeiro

    “O rádio é aquela comunicação que chega mais rápido ao povo. Tantas coisas aconteceram através da rádio, esse veículo que é tão popular e passa tanta credibilidade. Eu, como músico, sempre amei o rádio. A manutenção do rádio é fundamental porque é através dele que temos notícia, cultura, entretenimento, tudo em um único lugar, seja no carro ou em casa”. 

     

    Silvano Silva – presidente da ACAERT

    “O rádio é o professor! Ele ensinou a televisão nas novelas, levou os grandes comunicadores, e o rádio hoje se transforma muito fácil, ele é extremamente adaptativo e por isso esse rádio vibrante, jovem e cheio de energia. Ele ensina a internet a fazer a web rádio, ele ensina a fazer podcast, os principais influenciadores são os nossos radialistas.

    Essa magia do rádio nunca pode ser perdida, para que a gente tenha mais e mais pessoas conectadas conosco e fazendo esse tão inovador e renovador rádio que a gente conhece há tanto tempo!”.

     

    Afro Lourenço – presidente da ACERT

    “Acredito que não há nenhum veículo, nenhum instrumento de comunicação mais eficaz, mais intimista, mais permanente e eu diria eterno, como o rádio. Nenhum outro veículo de comunicação permite essa segurança, essa relação intimista que o rádio propicia às pessoas e coloca as pessoas de uma forma verdadeiramente humana. As relações na mídia digital são relações mais frias. O rádio não é um veículo, é um modo de se comunicar, de fazer uma relação mais intimista, mais humana.

    As nossas homenagens ao centenário do rádio e à ABERT, que congrega as associações de todos os estados brasileiros que trazem para um mesmo ambiente as demandas do setor de radiodifusão”.

     

    Caíque Agustini – presidente da AERP

    “O rádio é um veículo muito próximo da comunidade, representa muito bem as comunidades onde está inserido. O rádio continua sendo, em essência, um veículo muito próximo das pessoas. A característica principal é a criatividade e credibilidade que o veículo rádio passa no seu dia a dia, feito por profissionais que estão atrás do microfone, que fazem com que o ouvinte se identifique com as emissoras. É um veículo muito importante e de muita força”.

     

    José Antonio do Nascimento Brito – presidente da AERJ

    “O rádio continua, após cem anos, sendo uma coisa importantíssima aqui no Brasil. É um elemento incrível de integração do nosso país. E o rádio, assim como a televisão tradicional, baseada inclusive em pesquisas recentes do IBOPE, mostram que ele ainda tem um enorme caminho pela frente com audiências, inclusive entre os mais jovens, ouvindo rádio e vendo televisão por meios tradicionais e não exatamente por aplicativos.

    O rádio tem uma capacidade de instantaneidade que nem a internet e nem a televisão têm. Qualquer informação importante, o rádio aparece em primeiro lugar”.

     

    Rodrigo Neves – presidente da AESP

    “O rádio está sempre presente, vem evoluindo e passando por transformações nesses cem anos. Eu cresci ouvindo rádio, meus pais eram diretores da rádio de São Manuel. Então, praticamente nasci dentro do rádio. Está na família!

    Eu vejo que o rádio vem se transformando numa velocidade incrível. O rádio presta serviço, informa, entretém e tem credibilidade... O rádio tem vida! Pesquisas comprovam que as pessoas ouvem rádio não só pela música, mas também pela comunicação”.

     

    Roberto Cervo Melão – presidente da AGERT

    “Alegria muito grande participar dessa comemoração, de cem anos do nosso rádio. Estamos vivendo um novo momento, de muito trabalho, de renovação, mas estamos, com certeza absoluta, criando um novo momento de sucesso para quem está chegando, que são nossos filhos.

    Para os empresários que queiram fazer seus investimentos, o rádio é um grande negócio para quem quer vencer na vida”.

     

    Luciano Pimenta – presidente da AMIRT

    “O rádio é um veículo fascinante, que está aí nos lares de todos os brasileiros, nos automóveis, etc. O rádio se renovou, foi o meio que mais se adequou às mídias sociais e à digitalização. É uma emoção muito grande estarmos aqui comemorando esses cem anos desse rádio novo, jovem, pulsante, adaptado... Um rádio totalmente digital. Maravilhoso também comemorar os 60 anos da ABERT e os cem anos da Semana de Arte Moderna”.

     

    Marilena Mota – diretora da ASSERP

    “O rádio é um revolucionário, está há cem anos de pé! Temos que comemorar esse importante meio de comunicação tão fundamental para o nosso Brasil. Nós também estamos em festa porque o rádio na Paraíba está completando 85 anos em 2022. Daí a importância de comemorar e valorizar todos aqueles que fazem parte da história do rádio, como os locutores e radiodifusores”.

     

    Nill Jr – presidente da ASSERPE

    “É maravilhoso celebrar a televisão e o rádio! A transformação desse país não seria construída sem o papel exercido pelo rádio e pela TV ao longo desses cem anos. Eu diria que o rádio vive uma transformação constante, ele é um grande camaleão da comunicação porque a todo o momento “matam” ele, mas ele se levanta ainda mais forte.

    Com rádio não existe fake news. Ele é o veículo mais afetivo, mais cantado, alguém está chorando com o rádio ligado nesse momento! Essa característica é muito própria. Esse veículo de comunicação tem alma!”

     

    Renomados artistas plásticos como Ralfe Braga, Gil de Lima, Rafaela Monteiro (Rafamon) e Toninho Euzébio (foto) encantaram o público presente ao lançamento da ABERT, com a apresentação das peças que integrarão a Mostra Rádio em Movimento.

    Representando o DF, Toninho Euzébio pintou o rádio capelinha no local do evento, despertando a curiosidade dos convidados. Com seus traços e irreverência na peça “Radiofusão”, o artista acrescentou um aparelho de rádio às obras de Di Cavalcanti (Pierrete), Tarsila do Amaral (Abaporu) e Anita Malfatti (O Homem Amarelo).

     

    A Mostra Rádio em Movimento homenageia dois acontecimentos importantes que comemoram o centenário em 2022: as primeiras transmissões oficiais do rádio no Brasil, em 7 de setembro, e a Semana de Arte Moderna, em 13 de fevereiro.

    A iniciativa capitaneada pela ABERT terá a participação das associações de radiodifusão dos 26 estados e do Distrito Federal.

    Cada associação estadual escolherá, entre três aparelhos de rádio capelinha pintados por artistas locais, uma peça que representará seu estado na mostra nacional, durante o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. As 27 peças artísticas farão parte de uma grande ação de combate à fome.

    “Esta também é uma ação voltada para milhões de brasileiros que precisam de ajuda. Afinal, há 100 anos, o rádio se movimenta por uma sociedade melhor!”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

     

    As celebrações dos 100 anos do rádio no Brasil tiveram um momento especial, na segunda-feira (4), no Rio de Janeiro (RJ), com o lançamento pela ABERT da Mostra Rádio em Movimento. A iniciativa une arte e cultura, com homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna, também comemorado em 2022. “As duas datas mudaram para sempre a história e a cultura do nosso país. É o rádio através do tempo e a arte através do rádio”, comemora o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

     

     

     

    O evento no tradicional hotel Copacabana Palace, palco de grandes atrações nacionais e internacionais, chamou a atenção dos convidados, com a apresentação de aparelhos de rádio modelo Capelinha, bastante populares na década de 1940, pintados por renomados artistas e grafiteiros brasileiros, lembrando as duas datas.

    O artista plástico Toninho Euzébio foi uma das atrações do lançamento. Conhecido por trabalhos que unem ilustração e fotografia, Toninho pintou uma peça no local. Em “Radiofusão”, o representante do Distrito Federal apresentou seu estilo irreverente e divertido. Usando tinta acrílica e caneta posca, de alta cobertura, Toninho incluiu o rádio em obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral. “É uma fusão do rádio com a arte, com o público, com a vida”, explica o artista.

     

    Além de Toninho Euzébio, Ralfe Braga, também do Distrito Federal, apresentou “Nas ondas do rádio”, Gil de Lima e Rafamon, do Rio de Janeiro, apresentaram seus trabalhos “Eternamente Elza” e “Prisma”, respectivamente.

    Cada unidade da Federação escolherá entre três peças, uma obra que irá representar seu estado. Ao todo, 27 peças artísticas estarão expostas em Brasília, no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, quando a ABERT completa 60 anos. Os rádios farão parte de uma grande ação de combate à fome, desenvolvida pela ABERT e entidades de radiodifusão associadas.

    O lançamento reuniu o Conselho Superior da ABERT e presidentes de associações estaduais de radiodifusão, além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do presidente do Cenp (Fórum da Autorregulamentação do Mercado Publicitário), Luiz Lara, e do diretor da Patri Políticas Públicas, Rui Nogueira.

    Ao ressaltar a importância do rádio na vida do brasileiro, Cláudio Castro lembrou do papel dos veículos de comunicação, em especial na tragédia de Petrópolis. “Os veículos de comunicação são imprescindíveis”, afirmou.

     

     

    As celebrações dos 100 anos do rádio no Brasil tiveram um momento especial, nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro (RJ), com o lançamento pela ABERT da Mostra Rádio em Movimento.

    A iniciativa une arte e cultura, com homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna, também comemorado em 2022.

    “As duas datas mudaram para sempre a história e a cultura do nosso país. É o rádio através do tempo e a arte através do rádio”, comemora o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    O evento no tradicional hotel Copacabana Palace, palco de grandes atrações nacionais e internacionais, chamou a atenção dos convidados, com a apresentação de aparelhos de rádio modelo Capelinha, bastante populares na década de 1940, pintados por renomados artistas e grafiteiros brasileiros, lembrando as duas datas.

    O artista plástico Toninho Euzébio foi uma das atrações do lançamento. Conhecido por trabalhos que unem ilustração e fotografia, Toninho pintou uma peça no local. Em “Radiofusão”, o representante do Distrito Federal apresentou seu estilo irreverente e divertido. Usando tinta acrílica e caneta posca, de alta cobertura, Toninho incluiu o rádio em obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

    “É uma fusão do rádio com a arte, com o público, com a vida”, explica o artista.

    Além de Toninho Euzébio, Ralfe Braga, também do Distrito Federal, apresentou “Nas ondas do rádio”, Gil de Lima e Rafamon, do Rio de Janeiro, apresentaram seus trabalhos “Eternamente Elza” e “Prisma”, respectivamente.

    Cada unidade da Federação escolherá entre três peças, uma obra que irá representar seu estado. Ao todo, 27 peças artísticas estarão expostas em Brasília, no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, quando a ABERT completa 60 anos. Os rádios farão parte de uma grande ação de combate à fome, desenvolvida pela ABERT e entidades de radiodifusão associadas.

    O lançamento reuniu o Conselho Superior da ABERT e presidentes de associações estaduais de radiodifusão, além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do presidente do Cenp (Fórum da Autorregulamentação do Mercado Publicitário), Luiz Lara, e do diretor da Patri Políticas Públicas, Rui Nogueira.

    Ao ressaltar a importância do rádio na vida do brasileiro, Cláudio Castro lembrou do papel dos veículos de comunicação, em especial na tragédia de Petrópolis.

    “Os veículos de comunicação são imprescindíveis”, afirmou.

     

    Cerca de 200 empresários e profissionais do rádio e da TV participaram, na segunda-feira (28), em Curitiba (PR), do primeiro de uma série de encontros regionais programados pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR).

    A estreia contou com presença de autoridades locais, além do secretário de radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom), Martinhão Maximiliano, e do superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinícius de Oliveira Caram. Em discurso, Martinhão ressaltou o papel do rádio e da TV na vida do brasileiro.
     
    “A pandemia deixou ainda mais evidente a importância dos meios de comunicação, que fizeram a tarefa de informar e orientar a população neste momento difícil”, disse.

    Já a diretora de desenvolvimento de negócios regionais da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcântara, destacou o crescimento da audiência do rádio e da TV no país.

    Durante o encontro, os convidados conheceram os resultados da pesquisa realizada pelo Censo da Radiodifusão no Paraná, com o mapeamento do segmento e do mercado, e a programação com as comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil.

    O presidente da AERP, Caíque Agustini, comemorou o resultado do encontro. “O momento é de grande importância para as rádios e TVs do estado. Vamos acelerar nossos negócios, aprender juntos e participar ativamente da construção de um Brasil e um Paraná ainda melhor”, afirmou Agustini.

     

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